A Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou os trabalhos finalistas da primeira edição do Prêmio UFC de Jornalismo 2024, iniciativa que integra a celebração dos 70 anos da instituição. A lista, divulgada no último dia 05 de novembro, destaca reportagens nas categorias Texto, Vídeo, Áudio e Universitária, todas abordando aspectos relevantes da universidade, suas ações e contribuições para a sociedade.
O prêmio foi concebido com o objetivo de valorizar a produção jornalística sobre a UFC e ampliar a visibilidade das atividades desenvolvidas em pesquisa, ensino e extensão. O concurso, organizado pela Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC (UFC Informa), é realizado com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Governo Federal e apoio da Fundação Cetrede. Veja abaixo os(a) finalistas por categoria:
Categoria Texto
- Ana Rute Ramires (O Povo): “Universidades não estão preparadas para receber quilombolas”
 - Candice Machado (O Otimista): Série “Eu, UFC, educando gerações”
 - João Gabriel Tréz (Diário do Nordeste): “O que é, o que faz e o que pode a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará”
 - Samuel Pimentel (O Povo): “Indústria aberta: Ceará evolui em inovação para agregar valor aos produtos”
 - Gabriela Custódio (Diário do Nordeste): “Clínica de plantas, gastronomia social e aulas para crianças internadas aproximam UFC da população”
 
Categoria Vídeo
- Alessandro Torres (TV Verdes Mares): “Pele de Tilápia pode chegar ao SUS”
 - Aline Oliveira (TV Verdes Mares): “Projetos da UFC dividem conhecimento com as comunidades no CE”
 - Larissa Sousa (TV Verdes Mares): “Perda de peso deve ser feita com acompanhamento nutricional”
 - Marcello Marreiro (ALECE TV): “Teatro Universitário da UFC – lugar de memória e de formação”
 - Rafael Veras (ALECE TV): “Repórter Assembleia | Cozinhas do Grande Bom Jardim: solidariedade com quem tem fome”
 
Categoria Áudio
- Guilherme Carvalho (O Povo CBN Cariri): “Série UFC 70 anos como legado”
 - Silvio Augusto (ALECE FM): “Projeto Smart Glasses”
 
Categoria Universitária
- Clara Freire (UFC): “Cuida Criatura: série sobre segurança alimentar (podcast)”
 - Ícaro Santiago (UFC): “Seminário assédio (rádio)”
 - Israel Vancouver (UFC): “Gente é pra brilhar: o ensino e o acesso à arte e à cultura por meio da extensão universitária”
 - Rafael Santana (UFC): “Espaços percorridos”
 
Cerimônia de Premiação
Os vencedores serão anunciados no dia 09 de dezembro, a partir das 18h, em cerimônia no auditório da Reitoria da UFC, em Fortaleza. Serão premiados o 1º e o 2º lugares nas categorias profissionais (Texto, Vídeo e Áudio), além dos dois primeiros colocados na categoria Universitária.
Sobre o Prêmio UFC de Jornalismo
Idealizado em um momento de celebração e reflexão sobre a relevância da ciência e da educação pública, o Prêmio UFC de Jornalismo visa fortalecer a parceria da universidade com os meios de comunicação e valorizar a divulgação das suas ações. Além de promover o reconhecimento de profissionais e estudantes, a iniciativa é um esforço contínuo da UFC para fortalecer o relacionamento com a sociedade e fomentar o diálogo, contribuindo para uma maior valorização das universidades públicas no Brasil. Para mais informações sobre o edital do prêmio e detalhes sobre a cerimônia, acesse o site oficial da UFC.