Histórico

A Fundação CETREDE foi criada em 27 de março de 2018, conforme autorização reconhecida e concedida pela Assembléia Geral do Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE, tendo surgido a partir da necessidade da Universidade Federal do Ceará em ampliar suas possibilidades para estabelecimento de parcerias, potencializando sua capacidade de gerência administrativa, financeira e patrimonial diante dos projetos e demais solicitações advindas das instituições parceiras. A Fundação nasceu no esteio da entidade CETREDE, instituição esta que já atua há mais de cinco décadas na formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de práticas e ações de interesse da sociedade, e que atualmente vem disponibilizando e compartilhando todo seu acervo técnico e expertise com a Fundação.

O credenciamento da Fundação foi realizado mediante Portaria Conjunta nº1, de 11 de janeiro de 2019, do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação Substituto e o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com publicação no Diário Oficial da União, de 14 de janeiro de 2019. Instituída com a denominação Fundação de Apoio à Cultura, à Pesquisa e ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico, a Fundação CETREDE é reconhecida como entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Localizada em prédio da Universidade Federal do Ceará, situado no Bairro Benfica, Fortaleza-CE, a Fundação também pode constituir escritórios de representação em outras cidades e unidades da federação, e em qualquer parte do território nacional.

É importante destacar que durante os quatro anos de atuação da Fundação CETREDE, diversos projetos foram desenvolvidos e executados em parceria com entidades e órgãos públicos e privados. No ano seguinte ao de sua fundação, a entidade começou a desenvolver algumas atividades, como a organização de dois concursos públicos para provimento de cargos (docente e técnico-administrativos) da Universidade Federal do Ceará; e um processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde, vinculado a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará Paulo Marcelo Martins, tendo avaliado um quantitativo de 140 (cento e quarenta) profissionais médicos que intentavam ingresso nesta instituição.

Ainda no ano de 2019, a Fundação atuou na elaboração dos Planos Integrados de Regularização Fundiária aplicados em três Zonas de Interesse Social (ZEIS) da Cidade de Fortaleza, dentre as quais, os bairros Bom Jardim, Pici e Poço da Draga, atuando também no assessoramento do Processo de Avaliação Pedagógica e Gestão da equipe do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação.

Neste período, a Fundação também desenvolveu parceria com a entidade privada Green Enesys Holding, com a qual deu início ao desenvolvimento das fases de planejamento, implantação, execução e monitoramento/avaliação do Projeto de Modernização das Pesquisas Científicas e Tecnológicas desenvolvidas na área de Engenharia (Centro de Tecnologia) e Ciências Agrárias (Centro de Ciências Agrárias) da Universidade Federal do Ceará. Além disso, a Fundação também atuou nas gestões administrativo-financeiras do 29º Cine Ceará (Festival Ibero-Americano de Cinema) e dos royalties advindos do contrato de licenciamento de tecnologia do produto “Natchup” (molho natural a base de acerola, abóbora e beterraba), desenvolvido em parceria com a empresa privada Frutã.

No mesmo ano de 2019, a Fundação estabeleceu ainda termo de cooperação técnica com o escritório de advocacia Márcio Lucena Sociedade Individual de Advocacia para levantamento de dados e valores devidos pelo INSS e demais regimes próprios da previdência social.

Já no ano de 2020, a Fundação CETREDE continuou agregando projetos e parcerias, mantendo-se firme e dinâmica no desenvolvimento de propostas inovadoras e de impacto para a sociedade. Dentre estas ações, merecem destaque a prestação de serviço de consultoria técnica para o desenvolvimento, implantação e treinamento em tecnologia educacional interativa, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Amontada; e atuação no desenvolvimento do Projeto de Apoio à Inclusão Produtiva e ao Desenvolvimento Organizacional de Jovens da periferia de Fortaleza, desenvolvido em parceria com o Instituto CUCA. Em parceria com a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins (ESP Ceará), a Fundação realizou também nesta época, um diagnóstico situacional e potencial para implantação da rede estadual de pesquisa clínica.

No âmbito das atividades de apoio e gestão administrativo-financeira desenvolvidas em 2020, a Fundação atuou junto ao Projeto Construção do Memorial do Cinema Brasileiro; na Instalação do Arquivo Eusélio de Oliveira, ambos desenvolvidos em parceria com a Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará. Nesta mesma linha de atuação, a Fundação desenvolveu também a gestão administrativo-financeira do Projeto PANC Mulheres, e que teve como intuito a capacitação e o desenvolvimento de habilidades para mulheres; somando-se também a este rol, a gestão do 30º Cine Ceará Festival Ibero-americano de Cinema (o qual ainda permanece vigente em 2022).

No decorrer do ano de 2021, novas parcerias continuaram sendo firmadas com a Fundação CETREDE, como o contrato mantido com a Casa de Cultura Estrangeira, para a realização do processo seletivo de alunos para o semestre inicial e para a realização do teste de nível desta mesma instituição; e a parceria mantida com a Universidade Federal do Ceará para a realização do Concurso Público de Cargos Técnico-Administrativo de seu quadro.

Ainda no ano de 2021, a Fundação desenvolveu três atividades de consultoria técnica e desenvolvimento institucional, destacando-se, entre elas: a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Icó; desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Icó; a Implantação do Complexo Agroindustrial Pesqueiro e Aeroportuário de Parnaíba e Luís Correia – CPLC (primeira etapa); e a Revisão e atualização do Plano Diretor Participativo de Aracati, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracati.

Dentre as atividades de apoio e gestão administrativo-financeira, desenvolvidas no ano de 2021, destacam-se a atuação da Fundação na Pesquisa de Avaliação de Impacto do Programa Criança Feliz, desenvolvido no Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, do Ministério da Cidadania; a gestão do 31º Cine Ceará (Festival Ibero-Americano de Cinema), realizado em Parceria com a Casa Amarela Eusélio de Oliveira; e ainda a gestão dos Programas Academia & Futebol; o acompanhamento do Programa Núcleo de Desenvolvimento da Criança, desenvolvido em parceria com a UFC; e a gestão do “Mestrado Profissional em Ensino de História”, realizado em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Dando continuidade as suas ações no ano de 2022, a Fundação continuou executando alguns projetos que já haviam sido iniciados nos anos anteriores, estabelecendo também algumas novas parcerias. Nesse sentido, participou da realização do Processo seletivo para alunos do semestre inicial e para teste de nível das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará; realizando também atividade de consultoria técnica através da elaboração do Projeto de Reforma do Patrimônio histórico Paraqueira Restaurante e seu entorno, localizado no Município de Viçosa do Ceará-Ce.

Ainda em 2022, a Fundação atuou na gestão administrativo-financeira dos Projetos de Apoio à Comunicação Alternativa, Comunitária e Cidadã e do Projeto “Quantas Vozes Cabem num Diálogo? (De)colonialidade e jornalismo na América Latina. É importante destacar ainda que durante este ano, a Fundação CETREDE estabeleceu convênio com o Conselho Regional de Química para promoção da Olimpíada Nacional de Química, visando à promoção, difusão e aprimoramento de conhecimentos na área, assim como também a realização de convênio com a Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), para Realização de Estudo de Avaliação de Impacto junto a beneficiários do programa Ceará CREDI (Programa de Crédito Popular).

Através desta trajetória e engajamento, a Fundação tem se destacado tanto no apoio, como também no desenvolvimento de diferentes projetos, conseguindo manter e expandir seu raio de parcerias e de contatos com órgãos e entidades da esfera pública e privada, terceiro setor, entidades congêneres e afins, ajudando e auxiliando-lhes a criar condições mais propícias para que estabeleçam relações com o seu ambiente externo.

Prédio da Fundação à Av. da Universidade, 2932; Benfica.

Entrada principal para acesso a recepção.

Salas de aula para atividades de ensino

Estrutura de copa – espaço para refeições

Estrutura de copa – espaço para refeições

Salas de escritório (Apoio Técnico-Administrativo Financeiro)

Salas de escritório (Atividades de Assessoria)