Histórico

A Fundação CETREDE foi criada no ano de 2018, conforme autorização reconhecida e concedida pela Assembléia Geral do Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE, tendo sido credenciada em 2019, como fundação de apoio à Universidade Federal do Ceará, potencializando sua capacidade de gerência administrativa, financeira e patrimonial diante dos projetos e demais solicitações advindas das instituições parceiras. A Fundação nasceu no seio da entidade CETREDE, instituição esta que já atua há mais de cinco décadas na formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de práticas e ações de interesse da sociedade, e que atualmente vem disponibilizando e compartilhando todo seu acervo técnico e expertise com a Fundação.

Seu credenciamento foi realizado mediante Portaria Conjunta nº1, de 11 de janeiro de 2019, do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação Substituto e do Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com publicação no Diário Oficial da União, de 14 de janeiro de 2019. Instituída com a denominação Fundação de Apoio à Cultura, à Pesquisa e ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico, tornou-se reconhecida como entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Localizada atualmente em prédio da Universidade Federal do Ceará, situado no Bairro Benfica, Fortaleza-CE, a Fundação teve a permissão para constituir escritórios de representação em qualquer parte do território nacional.

É importante destacar que durante seus quatro anos de atuação, diversos projetos foram desenvolvidos e executados em parceria com diversas entidades e órgãos públicos e privados. Suas primeiras atividades foram desenvolvidas no ano de 2019, assumindo dois concursos públicos para provimento de cargos (docente e técnico-administrativos) da Universidade Federal do Ceará; e um processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde, vinculado a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará Paulo Marcelo Martins, tendo avaliado um quantitativo de 140 (cento e quarenta) profissionais médicos que intentavam ingresso nesta instituição.

Ainda no ano de 2019, a Fundação atuou na elaboração dos Planos Integrados de Regularização Fundiária aplicados em três Zonas de Interesse Social (ZEIS) da Cidade de Fortaleza (nos bairros Bom Jardim, Pici e Poço da Draga), e na gestão administrativo-financeira dos seguintes projetos: Processo de Avaliação Pedagógica e Gestão da equipe do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); 29º Cine Ceará (Festival Ibero-Americano de Cinema; e Contrato de Licenciamento de Tecnologia do Produto “Natchup” (molho natural a base de acerola, abóbora e beterraba), desenvolvido em parceria com a empresa privada Frutã.

Neste período, a Fundação desenvolveu também parceria com a entidade privada Green Enesys Holding, com a qual deu início ao desenvolvimento das fases de planejamento, implantação, execução e monitoramento do Projeto de Modernização das Pesquisas Científicas e Tecnológicas desenvolvidas na área de Engenharia (Centro de Tecnologia) e Ciências Agrárias (Centro de Ciências Agrárias) da Universidade Federal do Ceará, firmando ainda Termo de Cooperação técnica com o escritório de advocacia Márcio Lucena Sociedade Individual de Advocacia para levantamento de dados e valores devidos pelo INSS e demais regimes próprios da previdência social.

No ano seguinte, continuou agregando projetos e parcerias, mantendo-se dinâmica no desenvolvimento de propostas inovadoras. Dentre as ações desenvolvidas, merecem destaque a prestação de serviço de consultoria técnica para o desenvolvimento, implantação e treinamento em tecnologia educacional interativa, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Amontada; a atuação no desenvolvimento do Projeto de Apoio à Inclusão Produtiva e ao Desenvolvimento Organizacional de Jovens da periferia de Fortaleza, desenvolvido em parceria com o Instituto CUCA. Realizou também um diagnóstico situacional e potencial para implantação da rede estadual de pesquisa clínica, mantendo parceria com a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins (ESP Ceará).

Já no ano de 2020, a Fundação atuou na gestão administrativo-financeira de alguns projetos, dentre os quais: Projeto Construção do Memorial do Cinema Brasileiro; Instalação do Arquivo Eusélio de Oliveira; Projeto PANC Mulheres; e 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.

No decorrer de 2021, algumas parcerias foram mantidas com a Universidade Federal do Ceará para a realização do processo seletivo de alunos do semestre inicial e teste de nível das Casa de Cultura Estrangeira; e para a realização de Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos.

Ainda neste ano, a Fundação desenvolveu três atividades de consultoria técnica e desenvolvimento institucional, destacando-se a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Icó, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Icó; a Implantação do Complexo Agroindustrial Pesqueiro e Aeroportuário de Parnaíba e Luís Correia – CPLC (primeira etapa); e a Revisão e atualização do Plano Diretor Participativo de Aracati, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracati.

Além disso, em 2021, a Fundação desenvolveu a gestão administrativo-financeira dos seguintes projetos: Pesquisa de Avaliação de Impacto do Programa Criança Feliz; 31º Cine Ceará (Festival Ibero-Americano de Cinema); Programa Academia & Futebol; Programa Núcleo de Desenvolvimento da Criança, e Programa “Mestrado Profissional em Ensino de História”, todos realizados em parceria com a Universidade Federal do Ceará.

Dando continuidade as suas ações no ano de 2022, a Fundação continuou executando alguns projetos que já haviam sido iniciados nos anos anteriores, e estabeleceu novas parcerias. Neste contexto, participou da realização do Processo seletivo para alunos do semestre inicial e para teste de nível das Casas de Cultura Estrangeira; e ealizou atividade de consultoria técnica com a elaboração do Projeto de Reforma do Patrimônio histórico Paraqueira Restaurante e seu entorno, localizado no Município de Viçosa do Ceará-Ce.

Ainda em 2022, a Fundação atuou na gestão administrativo-financeira dos Projetos: Apoio à Comunicação Alternativa, Comunitária e Cidadã (CACCO); Projeto “Quantas Vozes Cabem num Diálogo? (De)colonialidade e jornalismo na América Latina”; Promoção da Olimpíada Nacional de Química; e o “Estudo de Avaliação de Impacto junto a beneficiários do programa Ceará CREDI” (Programa de Crédito Popular).

Nestes anos de atuação, a Fundação tem se destacado no desenvolvimento de diferentes projetos, conseguindo manter e expandir seu raio de parcerias e de contatos com os mais diversos órgãos e entidades da esfera pública e privada, ajudando-lhes na criação de condições mais propícias para estabelecerem relações com o seu ambiente externo.

Prédio da Fundação à Av. da Universidade, 2932; Benfica.

Entrada principal para acesso a recepção.

Salas de aula para atividades de ensino

Estrutura de copa – espaço para refeições

Estrutura de copa – espaço para refeições

Salas de escritório (Apoio Técnico-Administrativo Financeiro)

Salas de escritório (Atividades de Assessoria)