Quem é Quem na Fundação Cetrede

Presidente: Francisco de Assis Melo Lima.
Vice-Presidente: Antonio Salvador da Rocha.

Diretora Científica: Ana Paula de Medeiros Ribeiro.

Professora Associada do Departamento de Estudos Interdisciplinares – DE INTER, da Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará. É graduada em Administração de Empresas (1991) e em Pedagogia (2004). É Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela UFC na linha de pesquisa em Avaliação Educacional. Realizou estágio pós-Doutoral em Boston College, Massachusetts – EUA. Tem experiência na área de educação (Básica e Superior) com ênfase em avaliação da aprendizagem, legislação educacional, Língua Portuguesa e Inglês. Foi coordenadora da área de avaliação externa do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC (2007-2011), membro do GT de avaliação do Programa Um Computador por Aluno – PROUCA (2010-2012), coordenadora de supervisão do Projovem Urbano nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí (2008-2011), coordenadora pedagógica do Programa Palavra de Criança, coordenado pelo UNICEF (2008-2016), coordenadora Adjunta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (2013-2014), coordenadora técnica do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Programa Seguro-Desemprego, coordenadora técnica do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2020 e Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-reitoria de Graduação, da UFC. Atualmente é Pró-Reitora de graduação da UFC, coordenadora geral do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2021, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas e Linguagens – GPeL e Diretora Científica da Fundação CETREDE/UFC. É membro titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

Diretora Administrativo-Financeira: Mônica Valesca Veras Machado.

Possui mestrado em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2007), graduação em Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (2001), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio do Ceará (2017). Atualmente é Vice-Presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Diretora Administrativo-Fiannceira da Fundação Cetrede, professora de nível superior da Faculdades Cearenses e Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Administração e Controladoria.

Assessor: Marco Aurélio de Andrade Alves

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2007) Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2012) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2020). Tem experiência nas subáreas de Sociologia Urbana; Sociologia do Trabalho, Metodologia Científica e Pesquisa Social. Lecionou na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), ministrando as disciplinas de Sociologia do Crime e da Violência, Antropologia e Cultura Organizacional; Sociologia Organizacional; Ética, Cidadania, Deontologia e Direitos Humanos; e Segurança do Meio Ambiente. Atuou e atua também como consultor em pesquisa social junto a Organizações Governamentais e Não Governamentais, tendo desenvolvido diagnósticos socioparticipativos em diversos bairros da Cidade de Fortaleza, além de Pesquisas sobre Mercado de Trabalho e Impacto social. Atualmente lenciona no Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) no curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI).

CONSELHO CURADOR

Prof. Miguel Antônio Borges de Araújo

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1979) e doutorado em Fisica – University of Oxford (1985). Professor aposentado da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Diretor Tecnico-Cientifico do Instituto Farias Brito e Professor da Faculdade Farias Brito. Tem experiência na área de Física da materia condensada , com ênfase em Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part.

Prof. Antônio Cláudio Lima Guimarães

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1974) e mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (1985). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Ceará, representante de unidade curricular Tecnologia de Produto Animal do Curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Ministra aulas na área de Tecnologia de Produtos Agropecuários, com ênfase em Tecnologia de Leite e Produtos Derivados, para os cursos de graduação em Agronomia, Engenharia de Alimentos, e Zootecnia, da UFC. Tem larga experiência em desenvolvimento de produtos lácteos em processamento industrial, em auditoria e inspeção de unidades de beneficiamento e/ou processamento de lácteos. Coordenador do Curso de Especialização por Tutoria à Distância “Tecnologia de Processamento de Sucos e Polpas Tropicais”,Conv. UFC/ABEAS/DF. Atualmente é Consultor Técnico da SEAGRI do Governo do Ceará, para o Programa Federal LEITE É SAÚDE.

Prof. Hélio Cordeiro de Miranda

Hélio Cordeiro de Miranda é mestre (1999) e doutor (2002) em Soldagem pelo Programa de Pós graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia. Iniciou sua formação com a conclusão do curso técnico mecânico em 1994 pela Escola Técnica Federal do Ceará e obteve em 1996 a graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará. Atua no desenvolvimento e controle de processos de soldagem assim como no estudo da soldabilidade de materiais metálicos diversos (aços carbono, aços C-Mn, aços Cr-Mo, aços 9%Ni, aços ao alto manganês e ligas de níquel) por meio de estudo experimental e simulação numérica. É professor Titular da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e atua fortemente na formação de recursos humanos por meio de orientação de alunos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) e Editor Chefe da Revista Soldagem & Inspeção. É o coordenador do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Soldagem – LPTS, coordenador do Programa da UFC para Formação de Recursos Humanos em Engenharia e Ciências do Petróleo e Gás Natural – PRH-31.1/ANP/MCTI/UFC e membro do colegiado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Ciências e Materiais da Universidade Federal do Ceará. Como pesquisador, sua atuação principal ocorre através de pesquisas científicas e tecnológicas vinculadas ao Setor de Petróleo e Gás Natural, por meio de estudos envolvendo a soldagem e seus efeitos sobre as alterações metalúrgicas e mudanças de propriedades mecânicas.

Prof. José Jackson Lima de Albuquerque

Engenheiro Agrônomo, Mestre. Professor da Universidade Federal do Ceará. Exerceu as funções de Diretor Executivo do CETREDE de 1988 a 1990, tendo sido nomeado na gestão do Prof. Raimundo Hélio Leite – Reitor/UFC. Sob os reflexos do Decreto nº 95.904, de 07 de abril de 1988, que proibiu o repasse de recursos de órgãos governamentais para entidades de natureza jurídica semelhantes à do CETREDE, a instituição direcionou suas atividades para a realização de cursos dentro do Programa de Treinamento de Executivos. Destaca-se, nesse período, o lançamento do “Programa de Assistência aos Municípios – PAM, criado com a finalidade de estabelecer a aproximação entre a UFC e as comunidades interioranas do Estado do Ceará.

Prof. Raimundo Nonato Távora Costa

Graduado em Agronomia pela UFC (1982), Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela UFC (1988) e Doutor em Irrigação e Drenagem pela Esalq/USP (1994). Atualmente, é Professor Titular da UFC. Linhas de trabalho: Irrigação por Superfície, Drenagem Agrícola, Alocação de recursos em agricultura irrigada.