Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Outros Órgãos Públicos

INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará Paulo Marcelo Martins (ESP-CE)

CONTRATO Nº06/2020 – ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA (ESP): O contrato assegurou a realização de diagnóstico situacional e potencial para implantação da rede estadual de pesquisa clínica, englobando o mapeamento da estrutura física disponível nas instituições estaduais; apresentação da formação e qualificação dos profissionais em pesquisa clínica e identificação dos grupos e profissionais em atuação e potenciais pesquisadores do HGF; HM; HSJ; HGCC e HIAS.

COORDENADOR: Prof.Dr.Renan Magalhães Montenegro

PERÍODO DA VIGÊNCIA:

INICIAL: 29.09.2020

FINAL: 28.03.2021

 

INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Conselho Federal de Química – CFQ

TERMO DE CONVÊNIO 03/2022 ENTRE CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA (CFQ) E FUNDAÇÃO CETREDE : O Termo de convênio viabilizou a concessão de valor financeiro, por parte do Conselho Federal de Química à Fundação CETREDE, a título de doação, destinada ao Projeto de Apoio ao evento intitulado Programa Nacional Olimpíada de Química, objetivando a promoção, difusão e aprimoramento de conhecimentos na área de Química. São objetivos do Projeto descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a tornarem-se futuros profissionais químicos; incentivar na população jovem o interesse para o estudo desta ciência, e permitir aos estudantes aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico; promover, através das Olimpíadas de Química, o entrosamento entre professores da Universidade e professores e estudantes das escolas de ensino médio e fundamental objetivando enriquecer suas formações.

O Programa Nacional Olimpíadas de Química teve origem bem antes de 1995, ano no qual se define como seu início oficial de funcionamento, passando a se  denominar Programa ao reunir em seu escopo diferentes projetos educacionais. As primeiras iniciativas foram tomadas em 1986, no Instituto de Química da USP. Contudo, essa nova fase, iniciada em 1995, foi criada em função da necessidade de fortalecer o Curso de graduação em Química da UFC e também o Curso de Pós-graduação mantido na mesma instituição, ambos, naquela época, em crítica situação por conta da carência de estudantes interessados em seguir a carreira acadêmica na química. O inequívoco sucesso alcançado nesse estado estimulou a expansão do projeto para as regiões Norte e Nordeste e, desde 1996, ampliado para todo o Território Nacional.

O ingresso do CFQ, na qualidade de parceiro do Programa Nacional, ocorre em momento significativo, marcado pelo início de um novo desafio que é dar ao ensino superior a mesma primazia concedida aos níveis de escolaridade anteriores. A primeira edição, concluída em 2018, convergiu esforços diretamente no ensino superior, antes indiretamente beneficiado em decorrência da apurada qualidade dos estudantes ingressantes nos cursos de química. Com esse novo desafio, o Programa estende seu propósito, cobrindo todos os níveis de escolaridade, do fundamental ao superior.

Assim, o projeto segue fortalecido, superando-se a cada ano, no seu mister identificar e atrair jovens talentosos para os quadros da Química

COORDENADOR: Sérgio Maia Melo

PERÍODO DE VIGÊNCIA:

INICIAL: 15.06.2022

FINAL: 14.06.2023

 

INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Fundação BUTANTAN

CONTRATO 20/2021-CECF FUND. BUTANTAN – UFC – FUND. CETREDE – PROJETO VLA – 1553 – Chikungunya em adolescentes entre 12 anos de idade e menor de 18 anos: A Fundação CETREDE atua no apoio ao Projeto estudo clínico pivô, multicêntrico, prospectivo, randomizado e duplo cego para avaliar a dose adulta (1 x10E4 TCID50 por 0,5 mL) da VLA1553 em comparação com o controle. A VLA1553 e o controle serão administrados como uma imunização única no Dia 1. Serão incluídos, no total, 200 participantes do sexo masculino e feminino com idades entre 12 e <18 anos (ou seja, TCLE assinado) no estudo, estratificados por estado sorológico da linha de base: 20% soropositivos e 80% soronegativos para CHIKV.

A justificativa para a realização do presente estudo (VLA1555-321) é avaliar adicionalmente a vacina candidata VLA1553 em um cenário endêmico e avaliar a segurança e imunogenicidade de uma única dose de VLA1553 com a dose adulta final em uma população adolescente de 12 anos a <18 anos. Com base nos dados clínicos gerados a partir do ensaio de Fase I em participantes adultos com VLA1553, além de dados de segurança suficientes avaliados até o Dia 29 ao longo de uma recomendação do CMDS favorável e imunogenicidade disponível em aproximadamente 4.000 participantes adultos no estudo pivô de Fase III, este estudo clínico prospectivo, randomizado, duplo-cego, multicêntrico e pivô será conduzido com a dose final de VLA1553 para adultos em comparação com um grupo de controle em uma população de adolescentes de 12 a <18 anos.

Este estudo de segurança e imunogenicidade será usado para estabelecer a base de dados de segurança e fornecer dados de imunogenicidade pivô em adolescentes para licenciamento.

A candidata a imunizante VLA1553, como é chamada internacionalmente a vacina contra a chikungunya, é produzida com a tecnologia de vírus atenuado e está sendo desenvolvida em parceria com a farmacêutica Valneva Áustria GmbH. Esse será o terceiro ensaio realizado para avaliar a segurança e eficácia da vacina. O primeiro foi um estudo de fase 1/2 e o outro de fase 3 em adultos, conduzidos nos Estados Unidos.

O imunizante é, até o momento, o único contra a doença que está na fase 3 dos ensaios clínicos, e tem sido premiado com a designação de revelação (Breakthrough Designation) pela Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória norte-americana.

No Brasil, o estudo clínico de fase 3, multicêntrico, randomizado, controlado e duplo-cego, terá duração de 15 meses e tem como objetivo avaliar a segurança e imunogenicidade da vacina em 750 participantes adolescentes entre 12 e 17 anos. Ele será realizado em outros seis centros de pesquisa dos municípios de São Paulo-SP, Salvador-BA, Fortaleza-CE, Belo Horizonte-MG, Aracaju-SE e Campo Grande-MS (regiões onde a doença é endêmica).

COORDENADOR: Ivo Castelo Branco

PERÍODO DA VIGÊNCIA:

INICIAL: 29.06.2022 

FINAL: 28.01.2024

 

INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF)

CONTRATO CE 3410/2021.00 CHESF – UFC – FUNDAÇÃO CETREDEA Fundação CETREDE apoiou o Projeto P&D expansão da exploração da energia solar em reservatórios de hidrelétricas em distintas condições ambientais e tecnológicas. Tal projeto intentou realizar pesquisa para obtenção do aumento da energia disponível; aumento estimado do fator de capacidade da usina de BE; redução estimada na evaporação do reservatório; estudo dos efeitos da sujidade no desempenho de sistemas flutuantes, em relação aos sistemas em solo e melhora da qualidade da energia e eficiência energética na FVF (usina fotovoltaica flutuante).

COORDENADOR(A): Elisabete Joana Paes Barreto

PERÍODO DA VIGÊNCIA:

INICIAL: 04.02.2022                         

FINAL:03.07.2025