INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Instituto de Cultura e Arte (ICA)
CONTRATO N°21/2022 UFC – FUNDAÇÃO CETREDE PROJETO VOZES: O Contrato consiste no apoio administrativo e financeiro da Fundação CETREDE ao Projeto Quantas Vozes Cabem num Diálogo? (De)colonialidade e jornalismo na América Latina, em decorrência da Emenda Parlamentar nº37100012(3018837), que visa analisar as relações entre jornalismo e decolonialidade, num contexto de fortalecimento de iniciativas de jornalismo independente na América Latina
Trata-se da realização de um projeto de pesquisa que visa analisar as relações entre jornalismo e decolonialidade, alcançando pesquisadora(e)s acadêmica(o)s da área de Comunicação/Jornalismo e profissionais comunicadores/jornalistas de iniciativas de jornalismo independente em países da América latina, incluindo Brasil, Argentina, Bolívia, Equador e México. Em cada um desses países, será realizada pelo menos uma entrevista de profundidade com um(a) pesquisador(a), ligada(o) à universidade, e visitada pelo menos uma iniciativa de jornalismo independente em funcionamento.
A perspectiva da colonialidade está assentada num pretenso conhecimento universal. Daí o sistema de conhecimento eurocentrado ter sido disseminado nas regiões onde ocorreu a invasão pelas metrópoles. Ao mesmo tempo, dissemina uma visão binária de mundo. Os que sabem, os que não sabem; os que podem, os que não podem; os que são, os que não são.
Movimentos contrários aos princípios desse sistema-mundo acompanharam sua disseminação. No atual contexto, os movimentos identitários reivindicam e tentam construir outras formas de relação com o conhecimento. Defendem que o conhecimento deve incorporar as premissas construídas historicamente pelos povos originários, a partir de suas ancestralidades, colocando em discussão o pretenso viés universalista do conhecimento ‘moderno’.
A opção territorial e identitária do jornalismo independente confronta uma visão universalista de leitor médio estabelecida pelo jornalismo mainstream. Não há como se abstrair a relação que essa percepção universalista do jornalismo mantém com o capitalismo, modelo de produção que tenta orientar nosso sistema-mundo de viver. Quando esse jornalismo independente faz a crítica ao jornalismo mainstream, o identifica como caudatário desse sistema-mundo. É na crítica a esse sistema-mundo que podemos estabelecer as diferenciações.
COORDENADOR: Edgard Patrício de Almeida Filho
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 20/07/2022
FINAL: 15.06.2023
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará – Programas de pós-graduação da UFC – Engenharia de Transportes (PETRAN), Engenharia Civil: Engenharia Estrutural e Construção Civil (PEC), Engenharia Civil: Recursos Hídricos (POSDEHA) e Ciência da Computação (MDCC); Laboratório de Mecânica dos Pavimentos/INCT-Infra; Insight Data Science Lab e Faculdade de Direito (envolvida pela transversalidade do tema, que toca o Direito Ambiental, Direito Urbanístico e Políticas Públicas).
ACORDO DE PARCERIA E DESENVOLVIMENTO UFC – FUNDAÇÃO CETREDE – CRIA SMART CITY: A Fundação CETREDE desenvolveu acordo de parceria para apoiar o Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, fomentando e apoiando o desenvolvimento de pesquisas no âmbito do Projeto Cria Smart City (Cidades Inteligentes). Este projeto buscou estender o estado da arte em Cidades Inteligentes por meio da pesquisa e desenvolvimento de novos métodos, técnicas e modelos para projeto e construção de plataformas digitais, através da aplicação dos conceitos de gêmeo digital, Big Data e inteligência artificial.
O projeto foi direcionado para utilizar as potencialidades tecnológicas existentes na UFC para produzir dados sobre a cidade, e por meio dessas ações aumentar a capacidade da instituição nas ações de tecnologia e nas aplicações em cidades inteligentes. O caráter multidisciplinar da equipe e da proposta contribuiu para que os dados de mobilidade urbana (e.g., infraestrutura viária, fluxos de transporte) fossem aplicados para informar protocolos e diretrizes para implementação de outras infraestruturas, em especial as de saneamento, infraestrutura viária e de tráfego, três pontos-chave para o desenvolvimento do Ceará. Portanto, este projeto uniu estratégias, conceitos e tecnologias para construir um sistema de cidade inteligente acessível e sustentável que monitore e traga visibilidade para diversas áreas a fim de promover justiça social e equidade.
COORDENADOR: Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho
PERÍODO DE VIGÊNCIA
INICIAL: 16/12/2021
FINAL: 16/07/2022
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Departamento de Saúde Comunitária – Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos
CONTRATO Nº 15/2021 – UFC – FUNDAÇAO CETREDE – Projeto Criança Feliz: A Fundação CETREDE realizou o gerenciamento administrativo-financeiro do projeto intitulado Pesquisa de Avaliação de Impacto do Programa Criança Feliz no Estado do Ceará, visando uma avaliação de impacto deste Programa no Estado do Ceará, sob encomenda do Ministério da Cidadania. Integraram objetivos do Projeto: planejar, coordenar e acompanhar as atividades de avaliação do projeto; avaliar a implementação do Programa; identificar o impacto da mudança de gestão do Programa nos municípios, decorrente das eleições municipais; realizar trabalho de campo, contemplando o treinamento da equipe de responsáveis para a realização da coleta de dados e a própria avaliação de impacto do Programa.
O Programa Criança Feliz surgiu como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos pudessem usufruir de pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral. Tal programa foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, promovendo o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.
Integram outros propósitos do programa: apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.
COORDENADOR: Luciano Lima Correia
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 03.03.2021
FINAL: 31.12.2021
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Departamento de Engenharia de Alimentos.
CONTRATO Nº32/2020 – Gerenciamento administrativo-financeiro do Projeto intitulado PANC das Mulheres: O Projeto consistiu na capacitação de mulheres de baixa renda para elaboração de produtos alimentícios, visando o aproveitamento integral dos alimentos e a utilização de plantas alimentícias não convencionais e nativas da região Nordeste para a alimentação cotidiana. Tal proposta intentou colaborar para o fortalecimento da cidadania e do empreendedorismo social através da aplicação de cursos pedagógicos e tecnológicos de orientação e capacitação voltados à importância das plantas alimentícias não convencionais na dieta humana e na implementação de melhorias nas condições de vida das mulheres com vulnerabilidade socioeconômica.
Tal proposta de cunho social e educacional, voltado às mulheres das comunidades em situação de vulnerabilidade social do município de Fortaleza, consistiu na realização de cursos de capacitação para as mulheres (no formato de módulos), favorecendo a geração de renda. A referida proposta promoveu módulos de capacitação na modalidade presencial para o repasse de conhecimento, pautado na elaboração de produtos/receitas que continham em sua formulação, plantas alimentícias não convencionais – PANCS, visando à inclusão dessas plantas no hábito alimentar da população, inserindo seus benefícios funcionais e nutricionais, e permitindo a disseminação e valorização dessas espécies autóctones.
O projeto foi constituído por uma equipe de professores e alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos e Gastronomia, da Universidade Federal do Ceará, e que manteve parceria externa com a Universidade Federal de Santa Maria. Esta ação visou aproximar a comunidade local dos cursos supracitados, de forma a esclarecer a atuação dos mesmos e suas aplicações no mercado de trabalho, além de desenvolver o senso crítico da comunidade quanto às temáticas de saúde, higiene, alimentação e empreendedorismo.
COORDENADOR(A): Andrea Cardoso de Aquino
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 27.07.2020
FINAL: 27.07.2021
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará – Casa Amarela Eusélio de Oliveira
1)CONTRATO Nº 30/2020 UFC – FUNDAÇÃO CETREDE – 30º CINE CEARÁ: O Projeto visou o gerenciamento administrativo-financeiro do projeto intitulado “Pré-produção do 30º Cine Ceará Festival Ibero-americano de Cinema”, que tem por objetivo viabilizar a realização da fase de pré-producão da 30ª Edição do Cine Ceará.
Constituíram objetivos do Projeto: Projetar o Brasil como difusor e o Estado do Ceará como pólo produtor de cinema e vídeo no cenário nacional e ibero-americano; divulgar a produção audiovisual nacional e ibero-americana, oferecendo acesso livre às sessões e mostras; gerar o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre realizadores, produtores e distribuidores do Brasil e do exterior; discutir meios e estratégias de distribuição e formação de platéia para o cinema brasileiro; contribuir para elevar o nível técnico e artístico das produções locais, como também estimular a formação de técnicos neste segmento.
O Festival Cine Ceará é um dos eventos mais tradicionais do Estado do Ceará e um dos mais importantes festivais de cinema do País e chegou a sua 30ª Edição, como um dos festivais mais sólidos e completos, reafirmando o audiovisual cearense como pólo produtor e difusor da sétima arte. O festival inicia sua 30ª edição com uma curadoria vigorosa, elogiada pelos principais jornais e críticos de cinema do País, referendando nosso prestígio e relevância no cenário cinematográfico brasileiro e internacional.
Como o cinema ibero-americano, o Cine Ceará também nasceu periférico e foi se legitimando gradativamente como manifestação de um olhar diferente. O Cine Ceará, em sua 30ª edição, dá continuidade aos belos frutos gerados em suas edições ibero-americanas, reforçando o calendário internacional de festivais a partir de sua especificidade como brasileiro e ibero-americano.
COORDENADOR: Wolney Mattos de Oliveira
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 24.06.2020
FINAL: 24.12.2020
2)CONTRATO Nº 31/2020 UFC – FUNDAÇÃO CETREDE – PRÉ-PROJETO CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL DO CINEMA BRASILEIRO (Gestão Administrativo-Financeira): O Projeto proporcionou apoio administrativo-financeiro ao Projeto desenvolvimento do Pré-Projeto de construção do memorial do cinema brasileiro, e consiste na projeção e idealização da construção de um museu digital interativo voltado para a sétima arte, com grande potencial educativo e turístico. Conforme sua concepção idealizada, o novo Memorial do Cinema Brasileiro terá área de 1.100 metros quadrados e será um museu digital e interativo, com telas de projeção contínua, nos moldes do que é visto no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, mas que será dedicado exclusivamente à sétima arte.
O museu proporciona a ampliação da Casa Amarela e prevê uma série de mudanças em sua estrutura, que passaria a ocupar uma área total de cerca de 8 mil metros quadrados, em um prédio vertical. O projeto contempla a construção de salas de aula, biblioteca especializada, incubadora de empresas juniores da área de audiovisual, sala de cinema completamente acessível a pessoas com deficiência, estacionamento, entre outras unidades.
Com apoio das Secretarias da Cultura e da Ciência e Tecnologia, a proposta da ampliação da Casa Amarela é reforçar o potencial do chamado Corredor Cultural do bairro Benfica, onde também estão situados equipamentos como o Museu de Arte da UFC (MAUC), o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, entre outros.
COORDENADOR: Wolney Mattos de Oliveira
PERÍODO DA VIGÊNCIA:
INICIAL: 10.06.2020
FINAL: 09.10.2020
3)CONTRATO Nº 043/2020 – UFC – FUNDAÇÃO CETREDE – Arquivo Eusélio de Oliveira (Gestão Administrativo-Financeira): O contrato objetivou o gerenciamento administrativo-financeiro do projeto intitulado primeira fase de instalação do Arquivo Eusélio Oliveira, que consiste na necessidade de publicizar (após realização do tratamento documental/arquivístico), o acervo do Arquivo Eusélio Oliveira, da Casa Amarela Eusélio Oliveira-UFC, estimulando a realização de estudos e pesquisas na área do audiovisual e da história. Tal arquivo representa a escrita e o gesto acumulador/documentarista do professor e cineasta cearense Eusélio Oliveira (1933-1991). O material documental é condizente com a vontade de verdade, a memória histórica e o registro público e social do Cinema no Brasil, especialmente do Ceará, no que se refere à pertinência das peças do acervo para a realização de trabalhos audiovisuais e de cunho historiográfico. A pesquisa e/ou a leitura simples desses documentos revelam o olhar fenomenológico de Eusélio Oliveira sobre tudo que estava a sua volta, considerando plausível pensar nas possibilidades de uso e análise histórica do acervo de mais de centenas de papéis, livros, revistas e dezenas de fotografias, dentre outros gêneros documentais.
A Casa Amarela Eusélio de Oliveira é um Centro de Formação em Cinema, Audiovisual e Fotografia da UFC/ Universidade Federal do Ceará e um dos principais núcleos de referencia quanto à difusão da produção regional do Cinema e Audiovisual do Nordeste brasileiro. Fundada em 1971, pelo Professor Euselio Oliveira, a Casa Amarela oferece neste quase meio século de trajetória continuada: cursos de cinema, áudio visual e fotografia. Além de acesso ao seu portfolio de equipamentos de apoio que inclui: Laboratório de Fotografia, NUCA/ Núcleo de Cinema de Animação, Ilhas de Edição, Laboratório TRUCA, a instituição disponibiliza ainda aos usuários (alunos, professores e pesquisadores interessados), uma biblioteca especializada, uma videoteca e um significativo acervo de películas regionais.
O professor e cineasta Eusélio Oliveira alem de idealizador e fundador da Casa Amarela Eusélio Oliveria, foi seu diretor ate 1991. A catalogação e recuperação do material produzido pelo professor Eusélio Oliveira será importante acervo para a pesquisa, desenvolvimento e manutenção do audio visual no estado do Ceara e no Brasil.
COORDENADOR: Wolney Mattos de Oliveira
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL:13.10.2020
FINAL: 13.02.2021
4)CONTRATO Nº43/2021 – PROJETO “31º CINE CEARÁ – FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE CINEMA” (2021-2022): A Fundação CETREDE desenvolveu a gestão administrativo-financeira do Projeto 31º Cine Ceará. O CINE CEARA é um dos eventos mais tradicionais do Estado do Ceará e um dos mais importantes festivais de cinema do País e chegou a sua 31ª Edição, como um dos festivais mais sólidos e completos, reafirmando o audiovisual cearense como pólo produtor e difusor da sétima arte.
Constituíram objetivos do Projeto: Projetar o Brasil como difusor e o Estado do Ceará como pólo produtor de cinema e vídeo no cenário nacional e ibero-americano; divulgar a produção audiovisual nacional e ibero-americana, oferecendo acesso livre às sessões e mostras; gerar o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre realizadores, produtores e distribuidores do Brasil e do exterior; discutir meios e estratégias de distribuição e formação de platéia para o cinema brasileiro; contribuir para elevar o nível técnico e artístico das produções locais, como também estimular a formação de técnicos neste segmento.
O Festival Cine Ceará é um dos eventos mais tradicionais do Estado do Ceará e um dos mais importantes festivais de cinema do País e chegou a sua 31ª Edição, como um dos festivais mais sólidos e completos, reafirmando o audiovisual cearense como pólo produtor e difusor da sétima arte. O festival inicia sua 31ª edição com uma curadoria vigorosa, elogiada pelos principais jornais e críticos de cinema do País, referendando nosso prestígio e relevância no cenário cinematográfico brasileiro e internacional.
Como o cinema ibero-americano, o Cine Ceará também nasceu periférico e foi se legitimando gradativamente como manifestação de um olhar diferente. O Cine Ceará, em sua 31ª edição, dá continuidade aos belos frutos gerados em suas edições ibero-americanas, reforçando o calendário internacional de festivais a partir de sua especificidade como brasileiro e ibero-americano.
COORDENADOR: Wolney Mattos de Oliveira
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL:08/10/2021
FINAL:07/04/2022
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Ministério da Educação (MEC)
CONTRATO Nº55/2020 UFC – FUNDAÇÃO CETREDE – PNLD 2021 – ENSINO MÉDIO: O projeto visou subsidiar e assessorar a Secretaria de Educação Básica/SEB nos processos de avaliação pedagógica e gestão da equipe de avaliação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2019 – Atualização e PNLD 2021 – Ensino Médio. Consiste também em outros objetivos do Projeto: formação das Equipes de Avaliação– Presencial e EAD, preferencialmente, via sistema AVA MEC; acompanhamento da Avaliação Pedagógica, por meio de indicadores de processo e resultados; e organização de atividades virtuais e presenciais de apoio à Avaliação Pedagógica.
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), instituído pelo Decreto nº9.099, de 18 de julho de 2017, é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.
Regularmente, o Ministério da Educação (MEC), em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publica editais referentes aos processos de aquisição de materiais didáticos para atendimento das etapas de educação básica, de forma alternada.
É relevante mencionar que a execução do PNLD é iniciada com antecedência mínima de dois anos de sua efetiva distribuição, a fim de garantir que todas as etapas e procedimentos previstos no art. 8º, do Decreto nº9.099, sejam cumpridas integralmente e seja garantida a qualidade necessária ao livro e ao material didático entregue em todas as escolas do país.
A avaliação pedagógica conta com Comissão Técnica específica, com as atribuições de subsidiar a elaboração do edital de convocação, orientar e supervisionar a etapa de avaliação pedagógica, validar os resultados da etapa de avaliação pedagógica e assessorar o Ministério da Educação nos temas afetos ao PNLD. Para realizar a avaliação pedagógica, são constituídas equipes de avaliação formadas por professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica. As equipes são formadas com profissionais e especialistas das diferentes áreas e componentes inscritos no Banco de Avaliadores da SEB. Além da Comissão Técnica, a equipe de avaliação é composta por Coordenação Pedagógica, Coordenação Adjunta, Avaliadores, Leitores Críticos, Revisores, Recursistas Especialista e Colaboradores, todos sob a coordenação da Cogeam/MEC. Essas equipes são formadas por professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica de todo o país. A seleção desses professores parte da análise de currículos, a partir dos cadastrados feitos no Banco de Avaliadores do MEC, para cada componente curricular/área do conhecimento de cada edição do PNLD.
COORDENADORA: Ana Paula de Medeiros Ribeiro
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 23.11.2020
FINAL: 31.01.2023
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará – Departamento de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
CONTRATO Nº 22/2022 UFC – FUNDAÇÃO CETREDE – PROJETO DE APOIO À COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, COMUNITÁRIA E CIDADÃ: A Fundação CETREDE atua na gestão administrativo-financeira do Projeto de Apoio à Comunicação Alternativa, Comunitária e Cidadã. Este projeto de extensão visa promover o intercâmbio entre o conhecimento técnico-acadêmico e os projetos de comunicação popular, alternativa, comunitária e cidadã. Através da formação, da produção colaborativa e da divulgação compartilhada, a universidade, ao mesmo tempo em que contribui com o empoderamento destas iniciativas, apresentando linguagens, estilos, técnicas e tecnologias e conferindo reconhecimento social, acumula conhecimento tático sobre as apropriações inventivas desta comunicação.
Assim, professores e estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) poderão acompanhar e realizar debates e capacitações como oficinas, cursos, seminários e congressos, junto aos comunicadores das rádios comunitárias atendidas e com os participantes de projetos de comunicação, a fim não só de realizar o intercâmbio formativo, mas também de produzir e compartilhar os produtos comunicativos (como programas radiofônicos, jingles, vídeos, revistas, blogs, sites e mídias sociais) destes projetos com os diversos públicos potencialmente interessados e envolvidos com estas produções.
COORDENADOR(A): Ismar Capistrano Costa Filho
PERÍODO DA VIGÊNCIA:
INICIAL: 20/07/2022
FINAL 20/04/2023
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Departamento de Teoria Econômica.
TERMO DE CONVÊNIO Nº 15/2022 – ADECE (AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO CEARÁ) – UFC – FUNDAÇÃO CETREDE: A Fundação CETREDE participou da Realização de Estudo de Avaliação de Impacto junto a beneficiários do Programa Ceará CREDI, através de Convênio mantido entre a Universidade Federal do Ceará, por meio do Departamento de Teoria Econômica, e a ADECE (Agência de Desenvolvimento do Ceará). O Projeto visou acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas por microempreendedores individuais e grupos produtivos solidários clientes do Programa de Microcrédito Produtivo do Estado do Ceará, com vistas a aperfeiçoar a referida política. Nesse intento, o Projeto buscou acompanhar os empreendedores financiados e avaliar o impacto que o Programa CEARÁ CREDI desencadeou nos empreendimentos dos beneficiários.
O Governo do Estado instituiu o Programa Microcrédito Produtivo do Ceará e criou o Fundo de Investimentos de Microcrédito Produtivo do Ceará, através da Lei Complementar nº 230, de 07/01/2021 alterada pela Lei Complementar nº 239, de 09 de abril de 2021, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET). Segundo o referido dispositivo legal, compete à Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará S. A. (ADECE) responsabilizar-se pela operacionalização, monitoramento e administração das ações relacionadas ao Programa Microcrédito Produtivo do Ceará (CEARÁ CREDI), competindo-lhe firmar convênios, contratar serviços, estabelecer parcerias e adotar as iniciativas indispensáveis ao bom cumprimento dos objetivos do Programa, fazendo uso dos recursos do Fundo de Investimento de Microcrédito Produtivo do Ceará. Nesse sentido, o Programa Microcrédito Produtivo do Ceará tem como objetivo ampliar oportunidades de trabalho e renda para microempreendedores, trabalhadores autônomos, formais e informais e agricultores familiares, por meio da disponibilização de crédito produtivo orientado, capacitação empreendedora e educação financeira, como estratégia de inclusão produtiva e financeira da camada mais vulnerável da população.
COORDENADOR(A): Prof. Dra. Eveline Barbosa S. Carvalho
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 30.06.2022
FINAL: 29.04.2023
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES)
CONTRATO Nº 62/2021 UFC – ACADEMIA E FUTEBOL – FUNDAÇÃO CETREDE: Este contrato previu a atuação da Fundação CETREDE para gerenciamento administrativo-financeiro do projeto “Implantação do Programa Academia & Futebol”. O Programa foi desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), e seu objetivo é proporcionar a prática do futebol, futsal e Beach Soccer a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, bem como apoiar a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos. Durante a execução do Projeto serão ofertadas vivências práticas de futebol para 150 beneficiários com idade entre 06 e 25 anos de ambos os sexos. Dentre este total, serão atendidas 60 crianças e adolescentes com deficiências visual, intelectual e com amputação. Durante as vivências com o futebol, serão realizadas avaliações para identificar possíveis talentos nessa modalidade. O projeto também prevê a realização de quatro cursos de formação para aproximadamente 200 profissionais e estudantes.
Por meio do futebol, o presente projeto poderá contribuir para a formação educacional e esportiva mediante desenvolvimento social, psicológico e físico das crianças e adolescentes (com e sem deficiências), possibilitando alternativa profissional ao esporte como prática recreacional e de rendimento. Nesse sentido, o projeto visa proporcionar ambiente de treino para crianças e adolescentes do Ceará, estimulando a formação de jogadores, fomentando e desenvolvendo o processo de iniciação e treinamento do futebol para crianças e adolescentes com deficiência.
COORDENADOR: Mário Antonio de Moura Simim
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 16.12.2021
FINAL: 27.10.2023
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC)
CONTRATO Nº 36/2021 UFC- FUNDAÇÃO CETREDE – Programa Núcleo de Desenvolvimento da Criança – NDC: A Fundação CETREDE realizou a gestão administrativa e financeira dos recursos necessários à formação e execução do projeto de extensão sob o título Programa Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC).
O Programa visa desenvolver a integração das funções acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à educação infantil. Em sua trajetória, a Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança – UUNDC tem reconhecida, pela comunidade que atende, a qualidade da formação para as crianças da Educação Infantil, para estudantes de graduação dos diferentes cursos da UFC e de outras Universidades e para professores e gestores de instituições do município de Fortaleza. Também tem valorizada, pela comunidade acadêmica, a sua contribuição como centro de referência na área da Educação Infantil nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Dessa forma, as ações extensionistas do Programa tornam-se fundamentais para a produção acadêmica desenvolvida na extensão universitária; ao processo de formação de pessoas e de geração de conhecimento, tendo como princípio o desenvolvimento de práticas que gerem a transdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento. É importante destacar que o Programa também engloba diferentes projetos de extensão, coordenados pelas professoras doutoras e mestres da UUNDC, contribuindo para a ampliação de conhecimentos sobre uma educação e cuidado de qualidade das crianças da Educação Infantil e, consequentemente, para a aprendizagem e o desenvolvimento integral dessas crianças.
O Programa Núcleo de Desenvolvimento da Criança decorre, principalmente, da sua articulação com atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas com a criança pequena e a família. Embora o Município seja a instância responsável pela Educação Infantil no país, cabe às Universidades produzirem conhecimentos sobre a criança inserida em seu contexto sociocultural e disseminar os conhecimentos produzidos. Desde sua criação em 1991, a UUNDC vem desenvolvendo pesquisas e formações e transformando seus resultados em artigos e livros destinados a professores de Educação Infantil e estudantes de Pedagogia.
COORDENADOR(A): Maria Auricélia da Silva
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 23.09.2021
FINAL: 31.03.2023
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Curso de Especialização em Assessoria Executiva e Gestão (AEG)
CONTRATO 41.11A1.22 – PROJETO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ASSESSORIA EXECUTIVA E GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA – UFC: A Fundação CETREDE atua na gestão administrativo-financeira dos recursos necessários à formação e execução do Projeto de Ensino “Especialização em Assessoria Executiva e Gestão Pública e Privada”, ofertado pela Universidade Federal do Ceará
O projeto visa qualificar os profissionais das áreas de assessoria e gestão, e demais interessados, a desenvolverem ações e atribuições de suas competências, a partir dos conhecimentos e tendências contemporâneas nas esferas pública e privada.
Percebe-se uma lacuna existente no Nordeste e na própria UFC com relação à oferta de cursos de pós-graduação direcionados ao Secretariado Executivo e aqueles que atuam na área de assessoramento. A proposta deste Curso se justifica pela necessidade de expandir a oferta de cursos na área de secretariado e assessoria, capazes de aperfeiçoar as habilidades desses profissionais. A Universidade Federal do Ceará (UFC), por ser referência nacional no ensino superior e no estado do Ceará, torna-se fundamental para o preenchimento dessa lacuna ao oferecer um curso de especialização em assessoria e gestão promovendo capacitação dos profissionais, estudantes e intelectuais da área, como o fortalecimento do Curso de Secretariado Executivo da instituição.
A realização do Curso de Especialização em Assessoria Executiva e Gestão Pública e Privada, possibilitará o aprimoramento desses profissionais, preparando-os para utilizar as ferramentas contemporâneas de assessoria executiva e as estratégias modernas de gestão, contribuindo para o aumento da deficiência e da eficácia da administração organizacional.
O projeto tem como público-alvo secretários executivos, administradores, gerentes, assessores, gestores e empresas, executivos,assistentes administrativos e demais profissionais graduados em outras áreas afins, que atuam na esfera pública e privada, desenvolvendo atividades de assessoramento e gestão.
COORDENADOR(A): Profa. Elaine Freitas de Sousa
PERÍODO DA VIGÊNCIA:
INICIAL: 25/10/2022
FINAL: 24/07/2024
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Mestrado Profissional em Ensino de História
UFC – FUNDAÇÃO CETREDE PROJETO PROFHISTÓRIA (Gestão Administrativo-Financeira): A Fundação CETREDE realiza o gerenciamento administrativo e financeiro do projeto intitulado “Mestrado Profissional em Ensino de História” – PROFHISTÓRIA. O Programa de Mestrado Profissional em História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal do Ceará é um curso semipresencial em rede nacional que visa o aperfeiçoamento de professores de História para o exercício profissional na Educação Básica Pública Brasileira, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no País.
O projeto tem como objetivo central financiar as ações acadêmicas, custeando, essencialmente, a manutenção das atividades de apoio acadêmico diretamente relacionadas à oferta do curso, à participação discente e docente em eventos acadêmicos nacionais para a apresentação de trabalhos aprovados, à realização das bancas de qualificação e ou defesa e ao deslocamento de coordenadores para os encontros regionais e nacionais de gestão do programa de pós-graduação.
Os Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica – ProEB têm por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica, em conformidade com políticas do Ministério da Educação – MEC, mediante apoio às instituições de ensino superior (IES) ou rede de instituições associadas no País, responsáveis pela implantação e execução de cursos em áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica. Potencialmente, o PROEB pode: promover a formação continuada de professores das redes públicas de educação, no nível de pós-graduação stricto sensu, nas áreas da Educação Básica Brasileira; instituir uma rede nacional para oferta de programas de mestrados profissionais credenciados pela Capes, promovidos por instituições de ensino superior públicas brasileiras de notória tradição na área de formação de professores;
valorizar as experiências advindas da prática do professor ao mesmo tempo que colabora, através dos trabalhos realizados, para o desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas que ensejam a melhoria do desempenho de aprendizagem dos alunos; criar uma rede de reflexão sobre a realidade do Ensino Básico Público Brasileiro apontando perspectivas de mudanças e respostas aos problemas do cotidiano da escola e da sociedade.
COORDENADOR(A): Ana Carla Sabino Fernandes
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL:31.05.2021
FINAL: 30.12.2023
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Coordenadoria de Concursos (CCV).
1)CONCURSO UFC-CONTRATO 47/2019 – EDITAL 083/2019: A Fundação CETREDE atuou no gerenciamento administrativo-financeiro do Projeto para execução e realização de concurso público para suprimento de vagas para cargos técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará – Edital nº 83/2019.
COORDENADOR(A): Profa.Maria de Jesus de Sá Correia
PERÍODO DA VIGÊNCIA:
INICIAL: 30/08/2019
FINAL: 31/12/2019
2)CONTRATO Nº 42/2021 – FUNDAÇÃO CETREDE – CONCURSO UFC 2021: A Fundação CETREDE realizou a gestão administrativa e financeira dos recursos necessários à formação e execução do Projeto acadêmico de desenvolvimento institucional sob o título “Concurso Público para Suprimento de Vagas para Cargos Técnico-Administrativo”. O Projeto objetivou a realização de concurso público para preenchimento de 81 vagas distribuídas em 17 cargos, dos quais 14 deles eram de nível superior e 03 eram de nível médio, voltados para preenchimento de vagas de interesse da Universidade Federal do Ceará.
COORDENADORA: Camila Arraes de Alencar Pimenta
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 04.10.2021
FINAL: 31.08.2022
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Casas de Cultura Estrangeira
1)CONTRATO Nº 66/2021 – ENTRE UFC E FUNDAÇÃO CETREDE – CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA 2022.1: A Fundação CETREDE conduziu a gestão administrativo-financeira dos recursos necessários à formação e execução do Projeto Acadêmico de Desenvolvimento Institucional intitulado: “Processo Seletivo para Alunos do Semestre Inicial e Para Teste de Nível das Casas de Cultura Estrangeira (2022.1)”. O projeto consistiu na realização de processo seletivo para alunos dos cursos das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará, sendo 324 vagas para os ingressantes no semestre inicial (2022.1), divididas entre os cursos das Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Italiana, Portuguesa, bem como Curso de Libras e de Esperanto, e 43 (quarenta e três) vagas para o teste de nível, em um total de 43 vagas divididas para os cursos das Casas de Cultura Portuguesa e Alemã.
As Casas de Cultura Estrangeira, em consonância com a missão da Universidade Federal do Ceará, têm promovido a difusão de conhecimentos e a divulgação dos valores artísticos e culturais, bem como a internacionalização da instituição. O trabalho exercido pelas Casas de Cultura Estrangeira desenvolve ações relevantes junto à comunidade sob a forma de programas, projetos, cursos e eventos de Extensão. Tem-se, portanto, não só os serviços de excelência acadêmica prestados à comunidade cearense, com a formação de milhares de pessoas em línguas estrangeiras e LIBRAS, através de seus cursos, palestras, seminários, oficinas, entre outras atividades, assim como, o aperfeiçoamento do estudante por meio de seleção de teste de nível a fim de inserir o discente no estudo continuado das línguas nos níveis aferidos. Assim sendo, o aluno que se matricula e usufrui dos serviços prestados pelas Casas de Cultura Estrangeira é, pois, o próprio motivo de existência e manutenção destes tradicionais Cursos de Extensão, vinculados ao Centro de Humanidades, razão pela qual os processos seletivos para alunos em semestre inicial e para testes de nível, como o que trata o objeto do projeto em anexo, são de imprescindível necessidade, inclusive para se fazer cumprir a função institucional das Casas de Cultura Estrangeira, conforme delineado pelo CONSUNI, em suas Resoluções nº 5 de 1981, que instituiu as Casas de Cultura Estrangeira, e nº 9 de 1993, que criou o órgão técnico-administrativo responsável por gerir os cursos, sendo esta, portanto, a justificativa para a realização do certame para 2022.1.
COORDENADOR(A): Lara Capelo Cavalcante
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 31.12.2021
FINAL: 30.06.2022
2)CONTRATO Nº 20/2022 – ENTRE UFC E FUNDAÇÃO CETREDE – CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA 2022.2: A Fundação CETREDE conduziu a gestão administrativo-financeira dos recursos necessários à formação e execução do Projeto Acadêmico de Desenvolvimento Institucional intitulado: “Processo Seletivo para Alunos do Semestre Inicial e Para Teste de Nível das Casas de Cultura Estrangeira (2022.2)”. O projeto consistiu na execução de processo seletivo para alunos dos cursos das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará, sendo 664 (seiscentas e sessenta e quatro) vagas para os ingressantes no semestre inicial (2022.2 – A1S1), divididas entre os cursos das Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa, bem como Curso de Libras e de Esperanto, e 253 (duzentas e cinquenta e três) vagas para os alunos que desejarem fazer o teste de nível, para os cursos das Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Italiana e Portuguesa.
As Casas de Cultura Estrangeira, em consonância com a missão da Universidade Federal do Ceará, têm promovido a difusão de conhecimentos e a divulgação dos valores artísticos e culturais, bem como a internacionalização da instituição. O trabalho exercido pelas Casas de Cultura Estrangeira desenvolve ações relevantes junto à comunidade sob a forma de programas, projetos, cursos e eventos de Extensão. Tem-se, portanto, não só os serviços de excelência acadêmica prestados à comunidade cearense, com a formação de milhares de pessoas em línguas estrangeiras e LIBRAS, através de seus cursos, palestras, seminários, oficinas, entre outras atividades, assim como, o aperfeiçoamento do estudante por meio de seleção de teste de nível a fim de inserir o discente no estudo continuado das línguas nos níveis aferidos. Assim sendo, o aluno que se matricula e usufrui dos serviços prestados pelas Casas de Cultura Estrangeira é, pois, o próprio motivo de existência e manutenção destes tradicionais Cursos de Extensão, vinculados ao Centro de Humanidades, razão pela qual os processos seletivos para alunos em semestre inicial e para testes de nível, como o que trata o objeto do projeto em anexo, são de imprescindível necessidade, inclusive para se fazer cumprir a função institucional das Casas de Cultura Estrangeira, conforme delineado pelo CONSUNI, em suas Resoluções nº 5 de 1981, que instituiu as Casas de Cultura Estrangeira, e nº 9 de 1993, que criou o órgão técnico-administrativo responsável por gerir os cursos, sendo esta, portanto, a justificativa para a realização do certame para 2022.2.
COORDENADORA: Lara Capelo Cavalcante
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 08.07.2022
FINAL: 07.01.2023
3)CONTRATO Nº 55/2022 – UFC – FCETREDE – CONCURSO CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA 2023.1: A Fundação CETREDE conduziu a gestão administrativo-financeira dos recursos necessários à formação e execução do Projeto Acadêmico de Desenvolvimento Institucional intitulado: Processo Seletivo para Alunos do Semestre Inicial e Para Teste de Nível das Casas de Cultura Estrangeira (2023.1).O projeto consistiu na execução de processo seletivo para alunos dos cursos das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará, sendo 553 (quinhentos e cinqüenta e três) vagas para os ingressantes no semestre inicial (2023.1 – A1S1), divididas entre os cursos das Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa, bem como Curso de Libras, e 350 (trezentos e cinqüenta) vagas para os alunos que desejarem fazer o teste de nível, para os cursos das Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Italiana e Hispânica.
As Casas de Cultura Estrangeira, em consonância com a missão da Universidade Federal do Ceará, têm promovido a difusão de conhecimentos e a divulgação dos valores artísticos e culturais, bem como a internacionalização da instituição. O trabalho exercido pelas Casas de Cultura Estrangeira desenvolve ações relevantes junto à comunidade sob a forma de programas, projetos, cursos e eventos de Extensão. Tem-se, portanto, não só os serviços de excelência acadêmica prestados à comunidade cearense, com a formação de milhares de pessoas em línguas estrangeiras e LIBRAS, através de seus cursos, palestras, seminários, oficinas, entre outras atividades, assim como, o aperfeiçoamento do estudante por meio de seleção de teste de nível a fim de inserir o discente no estudo continuado das línguas nos níveis aferidos. Assim sendo, o aluno que se matricula e usufrui dos serviços prestados pelas Casas de Cultura Estrangeira é, pois, o próprio motivo de existência e manutenção destes tradicionais Cursos de Extensão, vinculados ao Centro de Humanidades, razão pela qual os processos seletivos para alunos em semestre inicial e para testes de nível, como o que trata o objeto do projeto em anexo, são de imprescindível necessidade, inclusive para se fazer cumprir a função institucional das Casas de Cultura Estrangeira, conforme delineado pelo CONSUNI, em suas Resoluções nº 5 de 1981, que instituiu as Casas de Cultura Estrangeira, e nº 9 de 1993, que criou o órgão técnico-administrativo responsável por gerir os cursos, sendo esta, portanto, a justificativa para a realização do certame para 2023.1.
COORDENADORA: Lara Capelo Cavalcante
PERÍODO DE VIGÊNCIA
INICIAL: 13/12/2022
FINAL: 12/05/2023
4)CONTRATO Nº 12/2023 UFC – FUNDAÇÃO CETREDE – SELEÇÃO CASAS DE CULTURA 2023.2: A Fundação CETREDE conduziu a gestão administrativo-financeira dos recursos necessários à formação e execução do Projeto Acadêmico de Desenvolvimento Institucional intitulado: Processo Seletivo para Alunos do Semestre Inicial e Para Teste de Nível das Casas de Cultura Estrangeira (2023.2)
O projeto consistiu na execução de processo seletivo para alunos dos cursos das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará, sendo 553 (quinhentos e cinquenta e três) vagas para os ingressantes no semestre inicial (2023.2-A1S1) divididas entre os cursos das casas de cultura alemã, britânica, francesa, hispânica, italiana e portuguesa, bem como curso de libras, e 366 (trezentos e sessenta e seis) vagas para os alunos que desejarem fazer o teste de nível, para os cursos das Casas de Cultura Alemã, britânica, francesa, italiana, hispânica e portuguesa. Vale ressaltar que, este edital conteve uma segunda informação: poderão ocorrer novas convocações de classificáveis no decorrer do semestre letivo 2023.2, ficando tal procedimento sob responsabilidade executiva de cada Casa de Cultura e da coordenação geral das Casas de Cultura, ou seja, são vagas que podem surgir ou não em função de arranjos internos às Casas.
As Casas de Cultura Estrangeira, em consonância com a missão da Universidade Federal do Ceará, têm promovido a difusão de conhecimentos e a divulgação dos valores artísticos e culturais, bem como a internacionalização da instituição. O trabalho exercido pelas Casas de Cultura Estrangeira desenvolve ações relevantes junto à comunidade sob a forma de programas, projetos, cursos e eventos de Extensão. Tem-se, portanto, não só os serviços de excelência acadêmica prestados à comunidade cearense, com a formação de milhares de pessoas em línguas estrangeiras e LIBRAS, através de seus cursos, palestras, seminários, oficinas, entre outras atividades, assim como, o aperfeiçoamento do estudante por meio de seleção de teste de nível a fim de inserir o discente no estudo continuado das línguas nos níveis aferidos. Assim sendo, o aluno que se matricula e usufrui dos serviços prestados pelas Casas de Cultura Estrangeira é, pois, o próprio motivo de existência e manutenção destes tradicionais Cursos de Extensão, vinculados ao Centro de Humanidades, razão pela qual os processos seletivos para alunos em semestre inicial e para testes de nível, como o que trata o objeto do projeto em anexo, são de imprescindível necessidade, inclusive para se fazer cumprir a função institucional das Casas de Cultura Estrangeira, conforme delineado pelo CONSUNI, em suas Resoluções nº 5 de 1981, que instituiu as Casas de Cultura Estrangeira, e nº 9 de 1993, que criou o órgão técnico-administrativo responsável por gerir os cursos, sendo esta, portanto, a justificativa para a realização do certame para 2023.1.
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Casas de Cultura Estrangeira (UFC)
COORDENADOR(A): Lara Capelo Cavalcante
INICIAL: 27/02/2023
FINAL: 27/08/2023