Mensagem do Presidente

Caros Dirigentes, Professores(as)/Pesquisadores(as)/Extensionistas,

A recém-criada Fundação de Apoio à Cultura, à Pesquisa e ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico–FUNDAÇÃO CETREDE, entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, regida ela Lei 8.958 de 20 de dezembro de 1994, regulamentada pelo Decreto 7.423, de 31 de dezembro de 2010 e suas alterações, teve sua Presidência alterada em reunião do Conselho Curador, em 1/2/2019.

Para o cargo de presidente o Conselho Curador da Fundação Cetrede escolheu o Prof. Dr. Francisco de Assis Melo Lima, e para o cargo de vice-presidente o Prof. Dr. Antonio Salvador da Rocha, para cumprirem mandato de 4 (quatro) anos, conforme estabelece o estatuto da Fundação Cetrede.

Vivemos um momento de grandes mudanças estruturais em nossa economia, política e na sociedade como um todo, caracterizado, por um lado, pela escassez, cada vez maior, do financiamento em pesquisa, ensino e extensão, e por outro, pela crescente lista de exigências em relação à gestão dos recursos captados. Neste contexto, é momento propício, e indispensável, para se inovar em ações que potencializem a captação e gestão de recursos, para que as Instituições Científicas e Tecnológicas atinjam às suas metas institucionais.

De início, é necessário o rompimento com os modelos tradicionais, visto que o dinamismo tecnológico, e as mudanças constantes exigem ações adequadas a cada situação.

A Fundação CETREDE, que tem por finalidade promover ações de caráter educacional, e para dar suporte a projetos e ações de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional voltados ao desenvolvimento da inovação, e da pesquisa científica e tecnológica, criando condições mais propícias a que as instituições apoiadas estabeleçam relações com o ambiente externo, coloca-se a disposição de todos, para parcerias.

Entre as finalidades específicas da Fundação Cetrede, destacam-se:

– celebrar convênios, acordos ou outros instrumentos jurídicos com pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, nacionais ou internacionais, cujos objetivos sejam compatíveis com as finalidades da Fundação;

– realizar programas educacionais comunitários;

– prestar consultoria técnica para execução de serviços organizacionais e de educação continuada;

– apoiar e participar de elaboração de projetos de inovação tecnológica, nos termos que dispõe a Lei 10.520/2002 e Legislação complementar;

– executar serviços técnicos de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal para instituições públicas e privadas, realizando, também, concursos públicos;

-prestar serviços de consultoria técnica relativos à implantação de sistemas de informática e de programas de desenvolvimento organizacional e institucional, inclusive treinamento de pessoal.

– elaborar pesquisas, estudos, diagnósticos e pareceres nas áreas socioeconômica, urbanística, ambiental, de turismo e de desenvolvimento microrregional de interesse das mais variadas instituições;

– prestar serviços de assessoria e consultoria nas seguintes áreas: Comunicação, Contábil, Financeira e Orçamentária, Cultura, Esporte, Turismo, Educação, Energia Renovável, Imobiliária, Jurídico, Meio Ambiente, parcerias Público-Privada, Produção, Saúde, Trabalhista, Trabalho e Tecnologia, Tributária e Administração Pública;

– prestar serviços de assessoria e consultoria especializada voltada ao desenvolvimento das atividades inerentes à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, no ambiente produtivo das instituições públicas e privadas, compatíveis com os objetivos da Lei 13.243, de 11 de janeiro de 2016.

A Fundação CETREDE, dentro de suas especificidades e habilidades, pode firmar, estimular e propiciar a efetivação de parcerias de qualquer natureza com o Poder Público, iniciativa privada, terceiro setor, entidades congêneres e afins, para o melhor desenvolvimento de suas finalidades estatutárias, sujeitando-se às normas estabelecidas no instrumento jurídico pactuado.

Entre as especificidades, destacamos que a Fundação Cetrede pode conceder bolsas de ensino, pesquisa, extensão e estímulo de inovação tecnológica a servidores das IFES e ICTs apoiadas, no âmbito de projetos ou programas desenvolvidos em parceria, com fundamento na Lei 8.958/94 ou no artigo 9º. § 1º da Lei 10.973, de 2 de dezembro de 2004, observadas as disposições constantes no Decreto 7.423/10 com suas alterações posteriores ou outra legislação que venha a substituí-los.

Destacam-se 4 (quatro) tipos de bolsas:

– a bolsa de ensino constitui-se em instrumento de apoio e incentivo a projetos de formação e capacitação de recursos humanos.

– a bolsa de pesquisa constitui-se em instrumento de apoio e incentivo a projetos de pesquisa científica e tecnológica.

– a bolsa de extensão constitui-se em instrumento de apoio à execução de projetos desenvolvidos em interação com os diversos setores da sociedade que visem ao intercâmbio e ao aprimoramento do conhecimento utilizado, bem como ao desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. E,

– a bolsa de estímulo à inovação tecnológica obedecerá aos atos normativos internos estabelecidos pela instituição apoiada.

A Fundação Cetrede tem sede na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, na Avenida da Universidade, nº 2932-A, CEP 60020-181, Bairro Benfica, e pode ser contatada por:

Prof. Melo, Presidente: 85 3214-8211; mlima@ufc.br

Prof. Salvador, Vice-Presidente: 85 99912-4784; salvadordarocha5@gmail.com