A Fundação CETREDE foi criada no ano de 2018, conforme autorização reconhecida e concedida pela Assembléia Geral do Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE, tendo sido credenciada em 2019, como fundação de apoio à Universidade Federal do Ceará, vindo a potencializar a capacidade de gerência administrativa, financeira e patrimonial da própria universidade, diante dos projetos e demais solicitações advindas de outras instituições parceiras. Assim, a Fundação nasce no seio da entidade CETREDE, instituição atuante há mais de cinco décadas na formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de práticas e ações de interesse da sociedade.
Seu credenciamento foi realizado mediante Portaria Conjunta nº1, de 11 de janeiro de 2019, do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação Substituto e do Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com publicação no Diário Oficial da União, em 14 de janeiro de 2019. Instituída sob a denominação Fundação de Apoio à Cultura, à Pesquisa e ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico, a Fundação CETREDE é reconhecida como entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Localizada atualmente em prédio da Universidade Federal do Ceará, situado no Bairro Benfica, Fortaleza-CE, a Fundação pode também constituir escritórios de representação em qualquer parte do território nacional.
É importante destacar que durante seus cinco anos de atuação, muitos projetos foram desenvolvidos e executados em parceria com diversos órgãos públicos e privados. As primeiras atividades da Fundação foram realizadas no ano de 2019, quando assumiu a operacionalização do concurso público para provimento de cargos (docente e técnico-administrativos) da Universidade Federal do Ceará; e de um processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde, vinculado a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará Paulo Marcelo Martins, voltado para os profissionais médicos.
Ainda no ano de 2019, a Fundação atuou na elaboração dos Planos Integrados de Regularização Fundiária, aplicados em três Zonas de Interesse Social (ZEIS) da Cidade de Fortaleza, mais especificamente nos bairros Bom Jardim, Pici e Poço da Draga; além de ter atuado também na gestão administrativo-financeira do 29º Cine Ceará (Festival Ibero-Americano de Cinema), idealizado pela Casa Amarela Eusélio de Oliveira, vinculada à Universidade Federal do Ceará e do Contrato de Licenciamento de Tecnologia do Produto “Natchup” (molho natural a base de acerola, abóbora e beterraba), desenvolvido em parceria com a empresa privada Frutã.
Neste período, a Fundação iniciou um processo de parceria com a entidade privada Green Enesys Holding, a qual idealmente estaria responsável pelo desenvolvimento das fases de planejamento, implantação, execução e monitoramento do Projeto de Modernização das Pesquisas Científicas e Tecnológicas, desenvolvidas na área de Engenharia (Centro de Tecnologia) e Ciências Agrárias (Centro de Ciências Agrárias) da Universidade Federal do Ceará. Além disso, firmou convênio com o Conselho Federal de Química para gerenciamento administrativo e financeiro de um valor concedido para subsidiar o evento “Olimpíada Brasileira de Química” e firmou um Termo de Cooperação Técnica com o escritório de advocacia Márcio Lucena Sociedade Individual de Advocacia, para levantamento de dados e valores devolvidos pelo INSS e demais regimes próprios da previdência social.
Apesar do número restrito de Projetos executados em 2019, no ano seguinte (2020), a Fundação continuou agregando novos projetos e novas parcerias, mantendo-se dinâmica no contexto da Universidade. É importante levar em consideração que o quadro desfavorável da pandemia e as dificuldades rotineiras, já enfrentadas pelas instituições, em início de caminhada, foram fatores que interferiram fortemente nos resultados alcançados pela Fundação.
Dentre as ações desenvolvidas e apoiadas no ano de 2020, mereceram destaque a prestação de serviço de consultoria técnica para o desenvolvimento, implantação e treinamento em tecnologia educacional interativa, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Amontada; e a realização de um Diagnóstico Situacional e Potencial para Implantação da Rede Estadual de Pesquisa Clínica, desenvolvido em parceria com a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins (ESP Ceará). É importante destacar que neste ano, a Fundação iniciou um processo de negociação para o desenvolvimento do Projeto de Apoio à Inclusão Produtiva e ao Desenvolvimento Organizacional de Jovens da periferia de Fortaleza, idealizado pelo Instituto CUCA, mas que não veio a ser concretizado.
Ainda em 2020, a Fundação atuou também na gestão administrativo-financeira dos Projetos “Construção do Memorial do Cinema Brasileiro”; “Instalação do Arquivo Eusélio de Oliveira”; “Projeto PANC Mulheres”; “30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema” e “Processo de Avaliação Pedagógica e Gestão da equipe do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2019”.
No ano seguinte, algumas parcerias continuaram mantidas, como a gestão administrativo-financeira do concurso para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos da própria Universidade Federal do Ceará, e do processo seletivo para alunos do semestre inicial e para teste de nível das Casa de Cultura Estrangeira. Neste ano de 2021, a Fundação desenvolveu três atividades de consultoria técnica e desenvolvimento institucional, destacando-se dentre elas, a “Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Icó”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Icó; a “Implantação do Complexo Agroindustrial Pesqueiro e Aeroportuário de Parnaíba e Luís Correia – CPLC (primeira etapa)”; e a “Revisão e atualização do Plano Diretor Participativo de Aracati”, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracati.
Além destas atividades, a Fundação realizou também a gestão administrativo-financeira da “Pesquisa de Avaliação de Impacto do Programa Criança Feliz”; e dos Projetos “31º Cine Ceará (Festival Ibero-Americano de Cinema)”; “Programa Academia & Futebol”; “Programa Núcleo de Desenvolvimento da Criança”, e Programa “Mestrado Profissional em Ensino de História”, todos realizados em parceria com a Universidade Federal do Ceará.
Ainda em 2021, a Fundação CETREDE iniciou importante contato com a multinacional Jassen Cilag Farmacêutica, para realização de estudo teste de vacina em adolescentes de 12 a 17 anos, e estabeleceu cooperação técnica e científica para desenvolvimento de pesquisa no âmbito do Projeto “Cria Smart City”.
Ressalta-se que, especificamente, entre os anos de 2019 e início de 2022, a Fundação CETREDE teve que superar os efeitos negativos causados pela pandemia, o que impactou fortemente nas suas atividades e na forma de organização do trabalho da instituição. Nestes anos críticos, a UFC paralisou suas atividades presenciais e diante de tal conjuntura, novos desafios precisaram ser superados, com a exigência de novas habilidades e competências dos colaboradores, que ainda tiveram que se desdobrar nos trabalhos, com maior dedicação e uso racional dos recursos tecnológicos disponíveis.
Apesar das dificuldades e limitações enfrentadas pela Fundação, foi possível continuar sua jornada de crescimento consistente, com a execução de projetos de forma eficiente e criativa. Nesse sentido, continuou ampliando suas parcerias e estabelecendo novas alianças na área técnica, o que foi fundamental para o direcionamento de seu esforço institucional na busca por equilíbrio financeiro.
Após este período de intensa adaptação e superação, a Fundação continuou atuante no ano de 2022, apoiando e executando alguns projetos já iniciados nos anos anteriores, entretanto, desta vez, estabelecendo novas parcerias. Neste contexto, participou da realização do Processo seletivo para alunos do semestre inicial e para teste de nível das Casas de Cultura Estrangeira de 2022.1, 2022.2 e 2023.1; prestou consultoria técnica para elaboração do “Projeto de Reforma do Patrimônio histórico Paraqueira Restaurante e seu entorno”, localizado no Município de Viçosa do Ceará; e atuou na gestão administrativo-financeira dos seguintes Projetos: “Apoio à Comunicação Alternativa, Comunitária e Cidadã (CACCO), em decorrência de emenda parlamentar; Projeto “Quantas Vozes Cabem num Diálogo? (De)colonialidade e jornalismo na América Latina”; “Programa Nacional Olimpíada de Química”; e Projeto de Ensino “Especialização em Assessoria Executiva e Gestão Pública e Privada”.
Ainda em 2022, a Fundação conseguiu retomar a parceria mantida com a empresa multinacional Jassen Cilag Farmacêutica LTDA., que estava em suspenso, mas que fora reativada, tendo em vista a necessidade para realização do “Estudo adaptativo de fase 2/3 randomizado, cego para o observador”, no intuito de avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade de diferentes níveis de dose de AD26.COV2.S, administrados em adolescentes sadios entre 12 e 17 anos.
Em parceria com o Instituto Butatan, desenvolveu também o Projeto de Pesquisa: “Estudo clínico VLA1553-321- estudo pivô multicêntrico, randomizado, controlado, duplocego para avaliar a segurança e imunogenicidade de uma vacina candidata (VLA1553) viva atenuada de vírus chikungunya em adolescentes entre 12 e menores de 18 anos; e em parceria com o Departamento de Teoria Econômica da UFC, realizou um “Estudo de Avaliação de Impacto junto a beneficiários do Programa Ceará CREDI (Programa de Crédito Popular)”.
Observa-se que neste ano específico, a Fundação aumentou significativamente o número de Projetos atendidos, incluindo a realização de parcerias com órgãos públicos, como a CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), entidade com a qual a Fundação iniciou contrato para desenvolvimento do Projeto de pesquisa “Expansão da Exploração da Energia Solar em Reservatórios de Hidrelétricas em Distintas Condições Ambientais e Tecnológicas”; e também com entidades privadas, como a empresa SAMSUNG, com a qual continua desenvolvendo o Projeto “Centro de Excelência em Inteligência Artificial AI4WELLNESS”.
Além disso, assinou também termo de doação para apoiar o Projeto Pedagogical Residence Program & State Public High School In, programa de residência pedagógica voltada à formação de professores de ensino médio da rede pública estadual, aumentando suas habilidades em língua inglesa, cultura dos EUA e steam. Em parceria com a Hapvida Assistência Médica S.A.e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Fundação iniciou a execução do destacado Projeto CEREIA (Centro de Referência em Inteligência Artificial) voltado para o desenvolvimento de tecnologia e para a formação de Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial; e ainda em parceria com a empresa PTC Farmacêutica, desenvolveu treinamento sobre distúrbios da adiposidade corporal e lipodistrofia parcial.
Destaca-se que a Fundação CETREDE concluiu o ano de 2022, firmando importante acordo de parceria com a Prefeitura Municipal de Caucaia, no intuito de assumir a organização, gerência e realização de cursos práticos de qualificação profissional voltado para jovens e adultos da Cidade de Caucaia.
Evidencia-se, portanto, que a Fundação encerrou o ano de 2022 de forma promissora, agregando um número significativo de projetos, iniciando 2023, com avanços e conquistas significativas, impulsionadas, principalmente, pelas novas parcerias firmadas entre várias Prefeituras Municipais do Estado do Ceará, fortalecendo seu raio de influência e sua capacidade de intervenção logística na organização e gerência de concursos e seleções públicas.
Nesse sentido, atuou na execução dos serviços de planejamento, organização e operacionalização dos concursos públicos para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal permanente e para formação de cadastro de reserva da Câmara Municipal de Ipu, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto da Prefeitura Municipal de Guaiúba, e para provimento de cargos temporários do quadro de pessoal e formação do cadastro de reserva do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Crateús, além de ter atuado também no planejamento, organização e administração de ações voltadas às seleções públicas para convocação de gestores escolares das Secretarias Municipais de Educação de Caucaia e do Município de Icapuí, e para convocação de professores da educação básica das redes públicas municipais de Icapuí e Caucaia-Ceará.
Foram também executados pela Fundação, a realização de processo seletivo simplificado para provimento temporário de cargos e formação de cadastro de reserva para a Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú-Ce. Ainda em 2023, a Fundação conseguiu gerenciar e executar o processo seletivo para alunos do semestre inicial e para teste de nível das casas de cultura estrangeira de 2023.2; e realizar atividade de assessoria técnica para acompanhamento do processo licitatório de concessão dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário do Município de Icó.
A Fundação CETREDE tem se destacado no desenvolvimento de projetos em todas as linhas de atuação da universidade, conseguindo manter e expandir seu raio de parcerias e de contatos para as mais diversas Cidades do Estado, e com os mais diversos órgãos e entidades da esfera pública e privada, atuantes tanto no contexto nacional, como internacional.