Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Concurso Público

Concurso Público

O lançamento ocorreu em cerimônia realizada na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), na última quarta-feira (14/08), em Fortaleza.

N

a última quarta-feira, 14 de agosto, a Fundação de Apoio à Cultura, à Pesquisa e ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fundação CETREDE) lançou o “Fundo Exclusivo com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB)” em uma cerimônia realizada na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. 

O evento contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o reitor da UFC, Custódio Almeida; o presidente da Fundação CETREDE, Francisco Rabelo; o presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), Dimas Oliveira; o Diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Thiago Nogueira; e a Diretora de Administração do BNB, Ana Teresa, além de outros convidados. A criação do Fundo, que será gerido pela Fundação CETREDE, representa um avanço significativo na captação de recursos e na sustentabilidade financeira da instituição.

Francisco Rabelo, presidente da Fundação CETREDE, sublinhou o papel crucial da instituição no desenvolvimento e gestão do Fundo: “Este é um marco importante não apenas para a Fundação, mas também para a Universidade, que se empenha em promover ações de caráter educacional e institucional. O Fundo é um reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento científico, tecnológico e social, garantindo que possamos continuar a apoiar projetos de pesquisa, ensino e extensão com sustentabilidade e eficiência. Temos plena consciência de nossas limitações, mas entendemos a dimensão do poder de nossas ações. 

O Fundo representa bem mais que um recurso financeiro; é um símbolo de esperança e possibilidade. O impacto dos projetos só se torna possível quando temos acesso aos recursos necessários. Infelizmente, muitas iniciativas se limitam ou enfrentam dificuldades em manter suas atividades devido à escassez de recursos. O Fundo representa a urgência dessas demandas, a expansão das ações e a multiplicação das oportunidades, gerando um maior impacto na sociedade e na região. Através da união, torna-se possível a transformação social, e o fundo é um convite para desenvolvê-la”, finalizou Rabelo.

Dimas Oliveira, presidente do CETREDE, também presente na solenidade, reforça a importância do Fundo para o futuro das ações educacionais: “A criação deste Fundo exclusivo em parceria com o Banco do Nordeste marca um momento crucial na trajetória do CETREDE. Assim como nossa origem, que se alicerça na união entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Banco do Nordeste, esta iniciativa reflete o espírito de internacionalização e inovação que sempre norteou nossas ações. A retomada deste DNA de intercâmbio global é um passo estratégico para fortalecer as relações interinstitucionais e internacionais, além da da captação de recursos internacionais de fundos multilaterais”, ressaltou Dimas ao falar sobre como a criação deste Fundo possibilita dar um passo importante na consolidação de iniciativas que beneficiam não apenas a Universidade, mas toda a sociedade, e como esta ferramenta, pode garantir que recursos serão direcionados de forma estratégica para o fortalecimento de projetos que fazem a diferença.

O lançamento do Fundo representa um passo decisivo para a Fundação CETREDE e para a Universidade, que continuam a trabalhar em conjunto para construir um futuro mais promissor para a educação, ciência e tecnologia, beneficiando, sobretudo, a sociedade. 

Para além disso, o Fundo desempenha um papel crucial ao promover a filantropia e a convergência de interesses entre diferentes atores sociais da nossa região. Sua criação possibilita a união de esforços para transformar a realidade local, trazendo e fortalecendo a participação de todos aqueles comprometidos com o desenvolvimento social e educacional. Ao alinhar essas forças, o Fundo se torna um catalisador de mudanças significativas, garantindo que projetos de grande relevância possam crescer e alcançar um impacto ainda maior na sociedade

Previous slide
Next slide

Compartilhe: