Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Concurso Público

Concurso Público

A Fundação CETREDE, em parceria com a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, atuou de forma significativa na implantação do Complexo Agroindustrial Pesqueiro e Aeroportuário de Parnaíba e Luís Correia, localizado no estado do Piauí. Este projeto, abrangendo a primeira etapa da primeira fase, visa atrair investimentos públicos e privados, tanto nacionais quanto internacionais, fomentando o desenvolvimento econômico regional.

Detalhes do Projeto

O projeto inclue a elaboração de uma série de produtos estratégicos para a infraestrutura da região. Entre eles, destacam-se:

Além disso, o projeto prevê o arranjo geral do Terminal Pesqueiro, incluindo cais e retroárea, e o projeto básico de engenharia do Terminal Pesqueiro de Luís Correia, com especificações e orçamento para plataforma de atracação, pátio de armazenamento, instalações administrativas, de combustível, água potável, energia elétrica, câmara frigorífica, túneis de congelamento e fábrica de gelo.

Apoio Técnico e Investimentos

A Fundação CETREDE também forneceu apoio técnico para a contratação e acompanhamento de serviços essenciais, como batimetria, instalação de Estação Maregráfica e levantamento planialtimétrico da área do Terminal Pesqueiro.

O projeto busca articular-se com diversos setores industriais, visando a atração de armadores de pesca oceânica, produtores de soja e algodão, empresas de rochas ornamentais, estaleiros, produtores de cera de carnaúba, empresas calçadistas, e diversas outras indústrias. Houve também um foco na atração de investidores internacionais, especialmente da Ásia, Europa e Estados Unidos.

Impacto Econômico e Social

A exportação de peixe é uma atividade econômica crucial para o Piauí. Com tantos profissionais em atividade, o Piauí é destaque também na produção pesqueira. Segundo o anuário 2024 da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), o Estado produziu, em 2023, nada menos do que 21.900 toneladas, ficando na 14ª posição no ranking da produção de peixes de cultivo. No mesmo ano, o Brasil produziu, nos 26 estados e no distrito federal, 887.029 toneladas de peixes de cultivo. 

Compartilhe: