INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Zona de Processamento de Exportação – ZPE Parnaíba-Piauí (Companhia Administradora da ZPE de Parnaíba)
CONTRATO Nº01.03.2021 FUNDAÇÃO CETREDE – ZPE (Zona Portuária de Exportação): A Fundação CETREDE desenvolveu prestação de serviços de consultoria técnica para a implantação do Complexo Agroindustrial Pesqueiro e Aeroportuário de Parnaíba e Luís Correia – CPLC (Primeira Etapa da Primeira Fase), localizado no estado do Piauí, no intuito de atrair investimentos públicos e privados, nacionais e internacionais. O Projeto contempla a elaboração dos seguintes produtos: Masterplan do Porto de Luís Correia; Pólo Atuneiro no Porto de Luis Correia; Plano de atração de empresas do setor pesqueiro; Plano Diretor do Porto de Luis Correia; concepção de pier turístico, com área de apoio; Plano de Atração de Investimentos para a ZPE – Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba.
O Projeto contempla ainda a elaboração do arranjo geral (“lay out”) do Terminal Pesqueiro (cais e retroarea); a elaboração do projeto básico de engenharia do Terminal Pesqueiro de Luís Correia, contemplando, especificações e orçamento de plataforma de atracação; retroárea (pátio para armazenamento); instalações para combustível (diesel); instalações administrativas; instalações para armazenamento e distribuição de água potável; instalações sanitárias; instalações para energia elétrica (transformação e distribuição); câmara frigorífica; túneis de congelamento; fábrica de gelo. Além disso, prevê também a realização de apoio técnico para a contratação e acompanhamento dos serviços de batimetria; para a instalação de Estação Maregráfica; e para a contratação e acompanhamento da execução dos serviços de levantamento planialtimétrico da área do Terminal Pesqueiro.
O projeto contempla também a articulação com setores industriais com vistas a atração dos segmentos, a saber: armadores de pesca oceânica; rochas ornamentais; agrobusiness (produtores de soja, algodão, palmas); estaleiro; empresas produtoras de cera de carnaúba; empresas do setor calçadista; empresas produtoras de conserva de pescado; empresas de petróleo e gás; empresas siderúrgica e metalmecânica; empresas beneficiadoras de suplementos dietético e farmas; empresas de turismo marítimo; beneficiadora de minério de ferro;e a articulação com investidores internacionais na Ásia, Europa e Estados Unidos.
COORDENADORES: Luís José de Matos Nunes; Victor Hugo Saraiva de Almeida
PERÍODO DA VIGÊNCIA:
INICIAL: 24.03.2021
FINAL: 23.12.2022
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Empresa Frutã
CONTRATO Nº 44/2019 – UFC – Fundação CETREDE – Gestão dos Royalties do Produto NATCHUP: A parceria surgiu a partir da licença de uso concedido pela Universidade Federal do Ceará à empresa Frutã, em função do desenvolvimento do produto inovador NATCHUP, molho a base de acerola, abóbora e beterraba que tem a UFC como única titular, depositada sob o N. BR 10 2018 067952 junto ao INPI em 05/09/2018, produto este desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, e tendo como inventores: Luciana Barros de Vasconcelos Torres; Luciana de Siqueira Oliveira; Bárbara Denise Lima de Oliveira; Thiago Frois Tajra; Lorena Maria Freire Sampaio e Carolinne Coutinho Filizola.
O molho Natchup surgiu como alternativa natural para substituir o molho artificial “Ketchup”. A composição natural do NATCHUP é feita a partir de três ingredientes: acerola, beterraba e abóbora, e foi desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Já distribuído no mercado, o molho foi premiado no Salão Internacional de Alimentação (Sial), realizado em Paris (França), recebendo o selo Innovation Sial 2018, reconhecimento que abre portas para o mercado internacional e que pode, ainda, estimular as vendas domésticas.
Nesta parceria, a Fundação CETREDE realizará a gestão administrativo-financeira do Projeto durante 10 (dez) anos. Os recursos captados serão administrados a partir do montante vendido pela empresa.
COORDENADOR(A): Profa. Lucicléia Barros de Vasconcelos Torres
PERÍODO DE VIGÊNCIA:
INICIAL: 23.08.2019
FINAL: 30.06.2029
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: Janssen-Cilag Farmacêutica LTDA
CONTRATO UFC – JANSSEN – FUNDAÇÃO CETREDE – PROJETO 3006 – Estudo clínico de vacina em adolescentes sadios de 12 a 17 anos: Trata-se de Estudo Adaptativo de Fase 2/3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade de diferentes níveis de Dose de Ad26.COV2.S administrada na forma de um regime de uma ou duas doses em adolescentes sadios entre 12 e 17 Anos, inclusive. A Ad26.COV2.S (também conhecida como Ad26COVS1, VAC31518, JNJ-78436735) é uma vacina monovalente composta por um vetor do Ad26 humano recombinante, incompetente para replicação, construído para codificar a proteína do tipo spike(S) do SARS-CoV-2, estabilizada em sua conformação pré-fusão. O termo “adolescentes” neste estudo refere-se a participantes de 12 a 17 anos de idade, inclusive. Este é um estudo de 2 partes com desenho operacionalmente integrado: a Parte 1 consiste em uma Coorte de Seleção de Dose; a Parte 2 consiste em uma Coorte de Expansão com níveis de dose e regime de dose selecionados após uma revisão dos dados provenientes da Parte 1. O teste de não inferioridade será relevante somente para a Parte 2.
O principal objetivo da presente emenda é o foco na coorte de adolescentes em decorrência da disponibilidade de novas informações provenientes do estudo VAC31518COV2001. Além disso, e de acordo com o feedbackd, a orientação da FDA, a presente emenda ao estudo permitirá a comparação de não inferioridade de adolescentes deste estudo com adultos jovens (18 a 25 anos de idade) dos estudos de eficácia. Portanto, participantes adultos e todos os participantes menores de 12 anos de idade foram excluídos. O cronograma de administração e os níveis de dose também foram modificados, e todos os reforços foram removidos. Este estudo terá agora 2 partes, que consistem em uma Coorte de Seleção de Dose e uma Coorte de Expansão em níveis de dose e regimes de administração selecionados. A presente emenda inclui também medidas de segurança adicionais devido a relatos de eventos adversos após o uso da vacina Ad26.COV2.S sob Autorização para Uso Emergencial nos EUA, sugerindo um risco aumentado de trombose combinada com trombocitopenia.
PERÍODO DA VIGÊNCIA:
INICIAL:22.12.2021
FINAL: 30.06.2025
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: SAMSUNG
ACORDO DE PARCERIA PD&I SAMSUNG / UFC / FUNDAÇÃO CETREDE – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AI4WELLNESS A Fundação CETREDE desenvolveu acordo de parceria com a empresa SAMSUNG para execução do Projeto de Pesquisa intitulado “Centro de Excelência em Inteligência Artificial AI4WELLNESS – SAMSUNG”.
O Ecossistema de Inteligência Artificial da Samsung visa explorar a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) através da geração de novos algoritmos e métodos que utilizem inteligência artificial nas áreas de saúde & bem-estar, segurança da informação ou internet das coisas, a fim de produzir produtos e serviços para uma melhor qualidade de vida da sociedade.
Tal projeto faz parte desse ecossistema no qual se tem como meta avançar o estado da arte em Inteligência Artificial aplicando tecnologias promotoras de saúde & bem-estar, em especial às que incluem dispositivos móveis tais como smartphones e vestíveis, aprimorando e melhorando seu funcionamento, seja incluindo novas características ou habilitando novos serviços associados à qualidade de vida das pessoas através de inteligência artificial. No contexto de saúde & bem-estar foram traçados três macro desafios que devem ser atacados por diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas em parceria pela Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), são estes: (1) Monitoramento continuo da saúde e bem-estar de indivíduos utilizando dispositivos móveis e vestíveis; (2) Criação de novos métodos e algoritmos de saúde a serem embarcados em dispositivos móveis e vestíveis; (3) Criação de novos serviços em saúde e bem-estar baseados em tecnologias móveis e vestíveis. Este plano de trabalho endereça esses macros desafios através de 4 linhas de pesquisa a serem executados pela UFC: (1) Gestão de Modelos de Aprendizagem de Máquina, (2) Detecção de Anomalias em Dados Biomédicos e Feedback dos Usuários, (3) Monitoramento da Saúde de Usuários Através de Dispositivos Vestíveis e Móveis, e (4) Computação de I.A. na Ponta para Dispositivos Vestíveis.
COORDENADOR(A): Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho
PERÍODO DA VIGÊNCIA:
INICIAL: 10/0/2022
FINAL:09.08.2027 (60 MESES)
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS – PARCERIA MISTA: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e HAPVIDA Assistência Médica S.A.
CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO Nº 02/2023 – PROJETO CEREIA (CENTRO DE REFERÊNCIA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL) – HAPVIDA: A Fundação CETREDE firmou convênio de cooperação para realização de pesquisa voltada ao desenvolvimento de tecnologia e para Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial, realizado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, a HAPVIDA Assistência Médica S.A. – e a Universidade Federal do Ceará.
O Projeto tem foco na área de cuidados com a saúde (healthcare), área que já está sendo, mas deverá ser ainda mais fortemente impactada pelos avanços da Inteligência Artificial ao longo dos próximos anos. Serão investigados diversos temas de interesse para IA e Healthcare, tais como análise de imagens médicas, interfaces cérebro-máquina, visualização de dados médicos de alta dimensionalidade, detecção e classificação de patologias neurológicas, data analytics em dados médicos, data analytics em dados de saúde pública, detecção e classificação de movimentos, e bioinformática. Vale ressaltar, porém, que o avanço aqui mencionado das tecnologias de IA acontece em um momento tecnológico ímpar, em que outras tecnologias dão suporte ao desenvolvimento pleno da IA e da Ciência de Dados (CD), sem as quais talvez o impacto destas fosse consideravelmente menor, dentre as quais destaca-se as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e todas as suas manifestações particulares, como tecnologias de comunicações móveis, redes de computadores e sistemas distribuídos, computação em nuvem, computação pervasiva, Internet das coisas,dentre outras. Cada uma dessas subáreas apresenta-se como uma linha de pesquisa per se e serão exploradas e expandidas no contexto das temáticas de pesquisa e desenvolvimento do CEREIA ao longo dos anos, com o intuito de criar um ambiente de pesquisa aplicada que seja sustentável financeiramente no longo prazo.
Neste sentido, as linhas de pesquisa específicas que são propostas e detalhadas devem ser compreendidas como um ponto de partida para as atividades do CEREIA, sendo esperado que o escopo de atuação do mesmo se amplie com o tempo, cobrindo sempre temas de vanguarda de alto impacto científico e tecnológico.
PERÍODO DA VIGÊNCIA
INICIAL: 02/03/2023
FINAL: 02/03/2028
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: PTC Farmacêutica do Brasil LTDA
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – PRECEPTORIA – PTC FARMACEUTICA – FCETREDE: A Fundação CETREDE prestou serviços para desenvolvimento de treinamento sobre distúrbios da adiposidade corporal e lipodistrofia parcial, proporcionando atualização científica e aprimoramento na abordagem dos distúrbios da adiposidade corporal, com ênfase em Lipodistrofias e condições associadas
A abordagem clínica e o conhecimento científico sobre adiposidade corporal, lipodistrofia e condições associadas são um novo desafio para o profissional de saúde, propiciando amplo campo para programas de atualização e aperfeiçoamento. Abordagens eminentemente teóricas têm se demonstrado ineficazes, muitas vezes distanciando médicos e outros profissionais de iniciativas de educação permanente. Tal proposta de treinamento configura-se como curso presencial de curta duração, fundamentando-se em cenários reais, casos clínicos e práticas “handson”. O curso envolveu também uma complementação através de atividade longitudinal à distância (optativa), de curta duração, baseada em sínteses de tópicos quentes na área (publicações recentes e temas em evidência), discussões de situações clinicas vivenciadas pelos participantes, contatos com pacientes e treinamento de habilidades em laboratórios e campos de práticas adequados, utilizando-se mídias rápidas e novas tecnologias.
COORDENADOR(A): Dr.Renan Magalhães Montenegro Júnior
PERÍODO DA VIGÊNCIA
INICIAL: 23/11/2022
FINAL: 26/11/2022
INSTITUIÇÃO PARCEIRA: ESCRITÓRIO CONNECTIONS (CRISTINA BORGES DA SILVA – Microempreendedor Individual)
CONTRATO – ESCRITÓRIO PARA INTERMEDIAÇAO JUNTO USA – CONNECTIONS: Contratação de serviços de intermediação da contratada em favor da contratante, para o estabelecimento de contatos da Fundação CETREDE com instituições de ensino superior nos EUA, no interesse da contratada. O contrato manteve ainda os seguintes objetivos: promover e/ou facilitar o contato institucional da Fundação CETREDE com instituições de ensino superior nos EUA; promover, através de eventos regulares, a divulgação do ensino superior nos EUA para a comunidade local; divulgar e facilitar o contato com oportunidades e programas do Departamento de Estado dos EUA; compartilhar o conhecimento das políticas de admissão, considerações financeiras e políticas de visto de estudante para todos os tipos de instituições de ensino superior dos EUA; avaliar, coletar e organizar materiais de recursos no ensino superior dos EUA e métodos para instruir e orientar os alunos sobre como usar esses recursos; orientar, individualmente ou em grupo, os interessados sobre o processo de candidatura para cursos de graduação ou pós-graduação em universidades nos EUA; ajudar os candidatos a decidir qual instituição é a mais adequada para si e seus objetivos; planejar, executar e avaliar programas educacionais; fornecer aos alunos informações de orientação antes da partida que facilitarão seu sucesso acadêmico e pessoal nos EUA; estabelecer boas relações com os principais representantes locais e das comunidades educacionais dos EUA; informar as várias maneiras como os programas de estudo nos EUA são organizados.
PERÍODO DE VIGÊNCIA
INICIAL: 01/06/2022
FINAL: 01/02/2023